domingo, 28 de agosto de 2011

0 Não toqueis os meus ungidos




Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas. Salmos 105:15

Nos dias atuais é normal ouvirmos essa citação bíblica tirada de seu contexto por pessoas que vivem a apregoar doutrinas estranhas no meio do povo de Deus. Esses com o intuito de atemorizar as pessoas e mantê-las cativas, citam essa passagem das escrituras como um escudo defensor de si mesmas.

Mas analisando essa passagem ainda que de forma superficial, podemos ver que ela expressava a alegria de Davi e de outros salmistas quando puseram a Arca da Aliança no meio da tenda de Davi. Então, naquele dia os filhos de Israel louvaram ao SENHOR o Deus de Israel pelas suas maravilhas que operara na vida deles (1º Crônicas 16.1-22).

O Salmo escolhido foi o que na nossa tradução brasileira (A.R. A e A.R. C de João Ferreira de Almeida) é conhecido como 105 e versículo 15. Porém, como já disse anteriormente (desculpem a redundância) fazendo uma analise superficial (visto que não sou exegeta) neste Salmo e na passagem de Crônicas e passagens paralelas; observamos que essas passagens descrevem as proezas de JAVÉ ao chamar Abraão, Isaque e Jacó para ser seu povo e sua propriedade peculiar.

Estes (Abraão, Isaque e Jacó) com os filhos de Israel andaram de nação em nação, de reino e reino até que encontrassem repouso na terra de Canaã, que Deus lhes havia prometido. Mas, enquanto peregrinavam nos desertos e em meio a povos bárbaros, Deus diz que deu uma ordenança a todos os povos por onde eles passavam “Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas”. De onde vemos que essa expressão de Davi reflete a alegria que sentia ao saber que enquanto seus pais peregrinavam Deus os guardava com a sua mão poderosa.

Mas ultimamente o que vemos é uma leva de falsos profetas, mentirosos e enganadores no meio do povo de Deus. “Gente que anda de igreja em igreja, fundando ministérios (não que eu seja totalmente contra) sem a direção e Deus; para ensinar heresias ao povo e depois quando alguém os questiona, eles se defendem:” Não toqueis os meus ungidos”.

Desde quando questionar um ensino errado ou analisa-lo à luz da Bíblia é o mesmo que tocar na unção de alguém? Ora, quem não se lembra de Paulo em Beréia depois de ter passado por Tessalônica? Paulo evangelizou os tessalonicenses e os mesmos receberam a palavra, mas quando ele chegou a Beréia está escrito dos bereanos:” Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim”. Atos 17:11.

Nós não vemos o escritor Lucas (escritor de Atos) dizer que Paulo evocou a sua autoridade apostólica para repreender os bereanos ou que ele citou o Salmo 105.5! Pelo contrário, o escritor nos diz que “estes foram mais nobres”.

Disto entendemos que ninguém deve receber indiscriminadamente qualquer ensino ou pregação na igreja sem antes submetê-la ao crivo da Palavra de Deus. O próprio apóstolo Paulo diz: “Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:21.

Ultimamente vemos tantas bizarrices com o nome de evangelho em nosso meio, e o pior, muitos não têm coragem de questionar por medo de pecar contra Deus. Digo que é nossa obrigação questionar a luz das Escrituras tudo que ouvimos em Nome de Deus.

Portanto meu querido. Examine, leia, busque, questione e só assim aceite revelações extraordinárias e ensinos que lhe pareçam estranhos com o nome de Evangelho. Pois se assim não o fizer, você pode estar comprando “gato por lebre”!

    Na paz de Cristo,

                                 João Augusto de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins