segunda-feira, 29 de agosto de 2011

0 Os atuais desafios na "EVANGELIZAÇÃO"


O mundo em que vivemos está, cada dia que passa, mergulhado em um caos espiritual, que reflete sua obstinada intenção pela exclusão de Deus. Diante desse quadro, a Igreja do Senhor deve sempre se posicionar levantando a bandeira do Evangelho de Jesus Cristo. Os desafios confrontam-nos para que tomemos decisões firmes em prol do Reino de Deus (Mc 15.16).

Consideremos alguns desafios do tempo presente.

EVANGELISMO URBANO
As grandes e pequenas cidades, com suas atividades sobretudo econômicas, demonstram a acelerada busca pela satisfação material. O resultado é a formação de cidadãos que desprezam o espiritual. Cabe à Igreja usar recursos de comunicação disponíveis para alcançar aqueles que dificilmente entram num templo evangélico ou religioso. Disse Paulo: “Fiz-me de tudo para todos, para por todos os meios, chegar a salvar alguns”, 1 Co 9.22.

São vários os meios para anunciação do Evangelho de Jesus:

a)      Rádio – Os programas de rádio ainda são importantes para a evangelização. Quando há bom conteúdo de música e mensagem evangelística, o saldo sempre é positivo.

b)      Telefone – É uma boa ideia evangelizar por telefone. Pode-se viabilizar uma ou mais linhas de aconselhamento ou SOS com larga propaganda, para o pronto atendimento às pessoas carentes de Deus.

c)       Outdoors – Esse instrumento de propaganda causa um efeito muito promissor. Basta saber que todos que usam ônibus, trem, metrôs etc. darão uma “olhada” e serão despertados pelos dizeres evangelísticos expostos.

d)      Folhetos – Os folhetos nunca foram excluídos da estratégia de evangelização. Eles abrem a porta para a primeira abordagem, que depende do interesse de quem recebe o folheto, pode abrir uma porta para uma boa conversação, começando pelo assunto do próprio folheto. Em países de regime totalitário, onde a Igreja é perseguida, o folheto é um arma indispensável.

e)      Televisão – A televisão ainda é o maior veículo de comunicação do mundo. Não se pode omitir esse recurso de evangelização. Sua penetração nos lares é incontestável.

f)        Internet – Estamos na Era Digital, onde os computadores estão desempenhando um avançado progresso em várias áreas da vida. Em fração de segundos, conectamo-nos com o mundo todo pela internet. O envio de e-mails evangelísticos bem elaborados e a criação de bons sites contribuem para que a Palavra de Deus seja amplamente divulgada.

g)      Cruzada – As cruzadas contagiam multidões para ouvir a Palavra de Deus. Recordo-me das Cruzadas Boas Novas, realizadas pelo missionário Berhnard Johnson com milhares se rendendo aos pés de Cristo. Esse tipo de trabalho não pode parar.

EVANGELISMO RURAL

Há uma perceptível diferença entre a evangelização nos grandes centros urbanos e aquela feita na região rural. Os recursos humanos e financeiros são limitados, requerendo um esforço criativo e planejado para execução do evangelismo. Um exemplo é o caso das regiões ribeirinhas da Amazônia, onde o meio de transporte é fluvial e o trabalho, para ser, eficiente une o espiritual e o social, considerando o alto índice de doenças existentes. No interior do Piauí; a evangelização se dá muitas vezes de bicicleta, em detrimento das estradas e fatores monetários. Os cultos são realizados à luz de lampião. Os dividendos espirituais adquiridos com esse trabalho, ainda que muitas vezes não sejam imediatos, produzem no coração do semeador uma alegria transbordante.

SINCRETISMO RELIGIOSO

A grande mistura de religiões tem causado uma certa desconfiança no povo em geral. Em nome da “prosperidade”, faz-se de tudo para angariar a simpatia das pessoas, usando também a “simpatia” e o espiritismo. Usam o nome de Jesus, sem contudo renunciarem a vida pregressa do velho homem manchado pelo pecado. Estão acumulando uma condenação inevitável, se persistirem no erro.
O cristão é a luz do mundo e o sal da terra para fazer a diferença. Essa vocação é inviolável do ponto de vista bíblico. Nada de aliança ou acordo com entidades e práticas que discordam da Santa Palavra de Deus (1 Pd 2.9-10).

AVAREZA HUMANA

O apóstolo Paulo falou com precisão sobre a avareza. Disse ele: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e transpassaram a si mesmos com muitas dores”, 1 Tm 6.10. É lamentável saber que no meio do povo de Deus  há uma grande porcentagem de avarentos. Pelas contrubuições mensais e ofertas nos cultos, dá pra avaliar que, salvo algumas exceções, o montante arrecadado não é correspondente ao poder aquisitivo do ofertante.
Não são só as pessoas abastadas que sofrem do “vírus” da avareza, mas os pobres também podem tentar dissimular procurando se prevalecer de seu status. O Senhor Jesus ensinou o segredo e a importância de contribuir: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida. Recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a medida com que medirdes também vos medirão de novo”,Lc 6.38.

ALCANÇANDO TODAS AS CLASSES SOCIAIS

Em se tratando de classes sociais, não devemos excluir alguma pessoa por não fazer parte de um grupo “exclusivo”. Todas as crianças, adolescentes, jovens  e adultos, incluindo os da terceira idade e portadores de deficiência física  e mental, são dignas de atendimento espiritual, observando suas características particulares. A mímica tem sido usada para evangelizar os surdos e mais recentemente  foi lançada uma Bíblia braile para alcançar deficientes visuais.

O rico e o pobre têm o mesmo valor diante de Deus (Pv 22.2). Quando Belssazar foi pesado na balança divina e encontrado em falta, não o foi por ser rico, senão por sua rebeldia e profanação diante da santidade do Senhor.

Portanto, aproveitemos todos os recursos necessários para a colheita de preciosas almas para o Reino de Deus. Jesus está voltando!

Artigo escrito pelo Pastor Paulo Magalhães -  o autor é ministro evangélico, membro da CGADB 

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins