sábado, 3 de setembro de 2011

0 A Atuação social da Igreja


A lição Bíblica da Escola Dominical (CPAD – 04/09/2011) nos traz na sua sequencia de estudos, um tema bastante empolgante “A ação social na Igreja”.
Particularmente eu considero a “ação social” como a parte prática da Igreja em sua relação como o mundo carente e necessitado. Pra mim, enquanto a Igreja está apenas se reunindo determinados dias para a sua liturgia, esta se resume tão somente a “mais uma instituição religiosa”. Igreja só faz a diferença quando esta sai das quatro paredes e passa a fazer algo concreto.
Quero falar um pouco sobre duas coisas básicas que me chamaram a atenção na elaboração de um plano de aula para esta lição do dia 04/09/2011.
1.  A atuação da Igreja na área social– Existem pessoas (cristãs) que nutrem um pensamento errôneo de que a nossa única missão em relação ao mundo é “evangelizar”, mas não é. Lógico, que a evangelização (falar de Cristo ao pecador) é a missão máxima da Igreja de Cristo na terra. Mas se a evangelização é a sua missão máxima, segue-se que existem outras missões que são subsequentes a evangelização; e uma dessas é a ação social da igreja.
Não adianta chegar à pessoa que está faminta e dizer a ele: Jesus Salva! Virar as costas e ir embora. Acredito que a essa pessoa, a igreja precisa primeiro atender na medida do possível à sua necessidade mais urgente que é “matar-lhe a fome”, para depois dar-lhe também o alimento espiritual – o pão da vida JESUS DE NAZARÉ.
Podemos e devemos nos engajar neste trabalho honroso que é o de ajudar aos mais necessitados. Ninguém é tão pobre que nada tenha a oferecer; e ninguém é tão rico que de nada precise. É o que diz o adágio popular. Neste trabalho cada um de nós individualmente pode ajudar, seja com pouco seja com muito, o importante é fazer a nossa parte.
1.a. Agora devemos também estar atentos sobre quem estamos ajudando. “Fazer o bem sem olhar a quem”. É um adágio que desculpem, mas não concordo. Essa citação não é bíblica nem sadia. Em meio a tanto charlatanismo, vigarice, etc. O crente precisa estar atento se realmente as pessoas que ele está ajudando são pessoas que precisam ou apenas estão se aproveitando da boa vontade dos crentes.
Uma coisa que acho interessante é a Igreja fazer um levantamento no seu bairro e adjacências, para saber quais sãos as famílias realmente necessitadas antes de simplesmente sair distribuindo bens indiscriminadamente.
1.b. Outra coisa que a Bíblia exorta o ser humano é ao trabalho honesto e digno. A Bíblia está repleta de exortações (principalmente em provérbios) para que o homem deixe de lado a preguiça e trabalhe para poder alimentar a sua família.
Isso é outro caso sério, pois têm pessoas que não querem trabalhar para ficarem se aproveitando da boa vontade de alguns irmãos incautos e sugando tudo o que tem. Precisamos estar de olhos bem abertos.
"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso..." (Prov. 6.6)diz o autor de provérbios. Portanto se você pode trabalhar, então trabalhe para não ser pesado a seu irmão.
2. Essa atuação deve ser da Igreja Integral– Estou tentando dizer que este trabalho não é o de alguns membros em particular, mas de toda a Igreja.
Quando digo toda a Igreja quero dizer: Membresia e também o corpo ministerial da Igreja. Não adianta ficar batendo em lata vazia, ao dizer que devemos ser solidários com os necessitados quando tem pastor por ai com um salário exorbitante as custas do povo e não fazem nada para ajudar os carentes.
Desculpem-me, mas isto eu conheço como hipocrisia – dizer e não fazer – é típico dos fariseus. É o que acontece com muitos por ai afora. Pessoas que cobram cachês astronômicos para cantar e pregar em shows pelo mundo afora, mas que não têm coragem de ajudar um irmão necessitado a pagar uma continha de água ou luz.
Então se queremos ser justos e retos, vamos usar uma só medida para todos. Neste trabalho todos devem se engajar e não apenas alguns. Já imaginou se pelo menos 20% do dinheiro que entra no bolso de alguns supostos pastores e cantores fossem destinados a ajudar nossos irmãos necessitados, aos pobres em geral que passam fome em nosso Brasil, nossos irmãos nordestinos, os africanos, etc.?Muita coisa mudaria neste mundo eu tenho certeza.
Vosso conservo em Cristo,
                                                  João Augusto de Oliveira.


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins