segunda-feira, 12 de setembro de 2011

0 Os quatro cavaleiros do apocalipse


Texto: (Apocalipse 6.1-8) - E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei e ouvi um dos quatro animais, que dizia, como em voz de trovão: Vem e vê!
E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer.
E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem e vê!
E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi o terceiro animal, dizendo: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo preto; e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro; e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.
E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem e vê!
E olhei, e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno {Gr. Hades} o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta {parte} da terra com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

Introdução – Neste mini estudo bíblico nós falaremos acerca da abertura dos quatro primeiros selos do Livro selado com sete selos (vide cap. 5). Com a abertura dos quatro primeiros selos, pelo Leão da Tribo de Judá (JESUS), dá-se a soltura dos quatro terríveis cavaleiros. Quem são eles? O que eles significam?

1° Cavaleiro - E olhei, e eis um cavalo branco.
a) Alguns acreditam que este cavaleiro é Jesus (conforme Apocalipse 19:11 - E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça)
b) Outros há que entendam ser ele o Anticristo.
ANTICRISTODéspota mundial que se levantará logo após o arrebatamento da Igreja para governar o mundo. Dominado pelo poder de Satanás (e com a permissão de Deus), reinará durante sete anos (Grande Tribulação).
Nomes que a Bíblia dá a ele:
. Mas, no fim do seu reinado, quando os prevaricadores acabarem, se levantará um rei, feroz de cara, e {será} entendido em adivinhações. Daniel 8:23
. E de uma delas saiu uma ponta mui pequena, a qual cresceu muito para o meio-dia, e para o oriente, e para a {terra} formosa. Daniel 8:9
. E vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, um nome de blasfêmia. Apocalipse 13:1
. Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque {não será assim} sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 2 Tessalonicenses 2:3
. Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora. 1 João 2:18
Quais as diferenças existentes entre o primeiro cavaleiro (cap 6) e o segundo (cap 19).
. O primeiro é visto na terra o segundo é visto no céu;
. O primeiro tinha um arco na mão e o segundo trazia consigo muitos diademas;
. O primeiro é visto sozinho e o segundo acompanhado de um exército;
. O primeiro no início da Tribulação e o segundo no final, etc.
OBS: Segundo a grande maioria dos escatologistas, esse primeiro cavaleiro representa o anticristo. Que sairá em sua possível conquista da terra, com sua falsa paz. Fará um concerto com Israel por sete anos (E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, {na} metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações {virá} o assolador, e {isso} até a consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. Daniel 9:27)

2° Cavaleiro - E saiu outro cavalo, vermelho.
a) Este cavalo fala-nos de guerras e da guerra (3ª Guerra mundial).
À soltura deste cavaleiro desencadeará guerras sem precedentes na terra, possivelmente muitas delas pela recusa dos judeus em adorar o Anticristo com o rompimento da Aliança firmada.

Cronologia das guerras no mundo:
Esta é uma lista de guerras organizadas cronologicamente. Como guerra entende-se um conflito armado entre dois ou mais países, ou entidades independentes.

Grécia Antiga

. Guerras
Roma Antiga
1139 - 1153: A Anarquia, guerra civil inglesa
OBS: As cruzadas contra o Oriente médio.

Séculos XVI a Século XIX
1562 - 1598: Guerras da Religião em França ou Guerras Huguenotes
1568 - 1648: Guerra dos Oitenta Anos (independência da Holanda)

Século XX

Século XXI
OBS: Mas a guerra que está por vir com a soltura deste cavaleiro será algo sem precedentes na história humana. Esta irá sobrepujar todas as outras que já aconteceram. Somente para se ter uma idéia, leia:
O lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios. Apocalipse 14:20

3° Cavaleiro - E olhei, e eis um cavalo preto.
a) A cor do cavalo tem um aspecto tristonho, sombrio, funesto e inanimado. Este cavaleiro tem uma missão a cumprir. Ditar a fome durante o período da Grande Tribulação.

Cronologia da fome no mundo:
O que é a fome?
A fome é a escassez de alimentos que, em geral, afeta uma ampla extensão de um território e um grave número de pessoas.
A fome no mundo
Cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto;
1 bilhão de analfabetos;
1,1 bilhão de pessoas vivem na pobreza, destas, 630 milhões são extremamente pobres, com renda per capta anual bem menor que 275 dólares;
1,5 bilhão de pessoas sem água potável;
1 bilhão de pessoas passando fome;
150 milhões de crianças subnutridas com menos de 5 anos (uma para cada três no mundo);
12,9 milhões de crianças morrem a cada ano antes dos seus 5 anos de vida;
No Brasil, os 10% mais ricos detêm quase toda a renda nacional.
Fome infantil
Cerca de 5 a 20 milhões de pessoas falecem por ano por causa da fome e muitas delas são crianças.
O Brasil e a fome
O Brasil é o quinto país do mundo em extensão territorial, ocupando metade da área do continente sul-americano. Há cerca de 20 anos, aumentaram o fornecimento de energia elétrica e o número de estradas pavimentadas, além de um enorme crescimento industrial. Nada disso, entretanto, serviu para combater a pobreza, a má nutrição e as doenças endêmicas.
Em 1987, no Brasil, quase 40% da população (50 milhões de pessoas) vivia em extrema pobreza. Nos dias de hoje, um terço da população é mal nutrido, 9% das crianças morrem antes de completar um ano de vida e 37% do total são trabalhadores rurais sem terras.
OBS: Porém, a fome que está por vir causadas pelas guerras, devastações, etc. Será algo como já foi dito sem precedentes. É de observar que ele chamará fome e também a controlará, pois ele tem uma balança na mão. Assim, impedirá que a fome varra toda a humanidade.

4° Cavaleiro - E olhei, e eis um cavalo amarelo. e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno {Gr. Hades} o seguia.

a) Os juízos são consolidados no presente cavalo e seus cavaleiros respectivamente.
1. Poder para matar a quarta parte da terra com espada (2° selo);
2. Matar com a fome (3° selo);
3. Matar com pestilências (4° selo).
Aqui agora, a morte vem ceifando os corpos; e o inferno ceifando as almas. (Severino Pedro da Silva).

Cronologia das pestilências no mundo:
 Peste negra é a designação por que ficou conhecida, durante a Idade Média, a pandemia de peste bubónica (português europeu) ou bubônica (português brasileiro) que assolou a Europa durante o século XIV e dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas[1][2], sendo que alguns pesquisadores acreditam que o número mais próximo da realidade é de 75 milhões [3], um terço da população da época.
. A Gripe de 1918 (frequentemente citada como Gripe Espanhola) foi uma pandemia do vírus influenza que se espalhou por quase toda parte do mundo. Foi causada por uma virulência incomum e frequentemente mortal de uma estirpe do vírus Influenza A do subtipo H1N1.
. A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta"[1], e conhecida também em português como tísica pulmonar[2] ou "doença do peito" - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch
AIDS - Mais de 5 milhões de pessoas são contaminadas a cada ano pelo HIV. O médico Dráuzio Varella pede atenção e prevenção
Influenza
A gripe espanhola matou cerca de 40 milhões na primeira metade do século XX. Hoje, Isaias Raw defende a vacinação para prevenir a gripe suína.
Varíola
A varíola matou e deformou milhões, mas foi extinta em 1984. Foi a primeira vez que uma doença infecciosa foi abolida da Terra graças à vacinação.

 Autor: João Augusto de Oliveira.



0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins