segunda-feira, 24 de outubro de 2011

0 Lutero e a Reforma



É do conhecimento de todos os cristãos, acredito, que em 31 de outubro de 1517, portanto a 494 anos atrás acontecia a "Reforma Protestante". Quem nunca ouviu falar do destemor, da garra, da pujança e da fé do grande reformador.

     Vamos conhecer um pouco mais sobre Martinho Lutero - O reformador como todos sabem era filho de pais humildes, nasceu em Eisleben na província de Mansfield, no dia 10 de Novembro de 1483. “Eu sou filho de camponeses”, dizia ele mais tarde, “meu pai, meu avô, e todos os meus antepassados eram camponeses”.

    Aos quatorze anos de idade foi mandado para a escola franciscana em Magdeburgo onde aumentaram muito os seus sofrimentos. Conta ele que quase o mataram de fome, e muitas vezes era obrigado a cantar nas cidades e vilas próximas para angariar pão. Algum tempo depois mandaram-no para Eisenach, onde tinha parentes, mas estes deram-lhe pouco ou nenhum alívio. Teve de continuar a vaguear, esfomeado e miserável, pelas ruas cantando hinos e pedindo “panem propter Deum” às portas dos desconhecidos, agradecendo muito até as migalhas que lhe deram às vezes lançadas. Mas por fim chegou o alívio. Aquele que os parentes lhe tinham negado, deram-lhe os estranhos; e uma tarde depois de ter pedido a diversas portas sem resultado, chegou a uma onde não foi repelido.

     Os cristãos hão de sempre recordar com afeto e gratidão o nome de Ursula Cotta, porque foi ela quem abriu as suas portas ao pobre rapaz esfomeado e lhe deu não só o sustento, mas um lar e amor de uma mãe. Lutero teve a ocasião, mais tarde, de retribuir a sua bondade, recebendo também o filho de Ursula na sua própria casa em Wittenberg.

     Quando tinha dezoito anos, foi, por ordem de seu pai, para a Universidade de Erfurt estudar direito, e foi ali que seu espírito tomou uma séria orientação pela morte repentina de seu condiscípulo e amigo íntimo Aleixo. Isto teve lugar por ocasião dumas férias pequenas, quando ambos passeavam juntos. Ao passarem por Thurigen-evald foram surpreendidos por uma grande tempestade, e o leviano Aleixo foi atingido por uma faísca elétrica. Caindo de joelhos, com o impulso do momento, Lutero fez um voto de se consagrar ao serviço de Deus, se ele poupasse a sua vida.

     Depois disso o encontramos no mosteiro dos frades agostinianos, em Erfurt, e como tudo está mudado! Quando o vemos pela primeira vez era um inteligente estudante de Direito, um bacharel em artes, e o ídolo da Universidade; agora é um monge, e o mais íntimo entre eles.

Mais tarde foi nomeado para a cadeira de filosofia de Wittenberg, que se achava vaga. A nomeação foi feita por Staupitz, vigário geral da ordem agostiniana de Saxônia, por conselho de Frederico, o Sábio.

A REFORMA

     Desde há muito, a doutrina da justificação pela fé tinha sido perdida de vista pela igreja, e foi este um dos fatos pelos quais a Reforma se tornou uma necessidade. Logo que o poder desta verdade enfraqueceu as almas dos fiéis introduzida a doutrina de salvação pelas obras, e substituíram por penitências e mortificações exteriores aquele arrependimento para com Deus e a santificação íntima. Estes erros começaram logo no tempo de Tertuliano e aumentaram à proporção que iam passando os anos, até que, por fim, a superstição do povo não se podia levar mais adiante, e as trevas da Idade Média foram a origem dos flagelantes.

 .Visita a Roma - Mas embora verdadeiramente convertido, Lutero ainda se conservava escravo de Roma; e foi só depois de ter feito uma visita à cidade papal que ele começou a descobrir a corrupção que ali existia, e a sentir-se abalado na sua obediência à igreja romana.

     Quando entrou na cidade abriram-se-lhe os olhos. Começou a compreender que o poço de corrupção era realmente a metrópole do catolicismo e durante algum tempo ficou atordoado. Por onde quer que se dirigisse encontrava sempre o mesmo mal, e entre os habitantes da cidade, os que em mais alta voz proferiram blasfêmia ou mais se distinguiram pela sua infidelidade eram os próprios padres. Foi pois com a alma entristecida pelo que ali tinha visto que Lutero saiu da cidade de Roma e voltou para a sua terra natal.

.Lutero volta para Wittenberg – Quando ali chegou, formou-se em teologia, e os seus sermões começaram a atrair a atenção na Igreja da ordem agostiniana em Wittenberg, onde se reuniam grandes multidões para o ouvirem. Mas o que o tornou mais geralmente notável foi a sua contenda com João Tetzel, o monge dominicano de Leipzig. Tetzel tinha vindo vender indulgências no próprio lugar onde Lutero estava cumprindo com os seus deveres de confessor do povo de Wittenberg. Tornava-se, pois, inevitável uma questão entre eles.

     Porém, o padre confessor Martinho Lutero não ligava importância nenhuma ao irmão Tetzel, nem aos seus documentos. O seu dever era dizer ao povo que Deus odiava o pecado; que o Inferno e não o Céu é o destino dos maus, e que, a não ser que tivessem um verdadeiro arrependimento para com Deus, ficariam perdidos para sempre. “Se não abandonardes os vossos pecados”, dizia ele, “perecereis igualmente”.

     Seus sermões deixaram o auditório muito admirado e logo tornou-se o assunto geral das discussões em Wittenberg; e antes de ter passado a sensação que eles causaram (especialmente o sermão contra as Indulgências pregadas por Tetzel) apareceram as 95 Teses.

     Nenhum dos amigos de Lutero, nem mesmo os mais íntimos sabia que ele as havia escrito; e o povo de Wittenberg ficou de manhã espantado vedo-as colocadas na porta da igreja. O erro de tão horrível tráfico era claramente ali exposto; e logo todos começaram a sentir que havia falado uma voz como ainda se não tinha havido outra na Europa. Uma cópia das Teses caiu nas mãos Tetzel, o frade dominicano ficou furioso. Chegou a valer-se de imprecações. Escrever também algumas teses e em seguida queimar as de seu adversário, o que foi simplesmente como colocar mais fel ao seu próprio cálice. Pois, os estudantes de Wittenberg ficaram do lado do seu professor e responderam a Tetzel queimando oitocentas cópias das teses do dominicano.

     As 95 Teses de Lutero foi o estopim da Reforma, que era aguardada há muitos anos pelo povo comum, pelos nobres e estudantes de toda Europa. O papa logo soube desse fato, e citou Lutero a comparecer em Roma, mas a conselho do príncipe da Saxônia – um amigo verdadeiro de Lutero – a citação foi ignorada. O Príncipe suspeitava naturalmente da sorte de João Huss, e suspeitava naturalmente das intenções de Leão X.

.O papa denuncia Lutero – Lutero foi declarado “herege”, e o papa em consequência disso, mandou publicar uma bula de excomunhão contra ele. Lutero, porém permanecia firme e inabalável diante das acusações e vociferações de Roma. Parecia ver o invisível, assim como Moisés diante de faraó no Egito. Logo o reformador deu mais um passo e declarou publicamente que o papa era o Anticristo! Sem dúvida essa declaração era arrojada, mas foi seguida de um ato igualmente arrojado. Rodeado pelos professores e estudantes da Universidade e vários membros da municipalidade, Lutero, na praça pública, queimou a bula do papa.

     O papa fez de tudo o que podia para matar Lutero a partir de então, mas Deus o guardou de tudo. Foi convocado a um concílio em Worms perante as autoridades romanas que o pressionaram na ocasião para se retratar de tudo o que escrevera, o padre (irmão) Lutero respondeu: Se não me refutardes pelo testemunho das Escrituras ou por argumentos – desde que não creio em papas e concílios, por ser evidente que já muitas vezes se enganaram e se contradisseram uns aos outros – a minha consciência tem de ficar cativa à Palavra de Deus. Não posso retratar-me, nem me retratarei de qualquer coisa, pois não e justo nem seguro agir contra a própria consciência. Deus me ajude! Amém.”
Glórias a Deus pela tua vida ó amado irmão Lutero, que tomemos sempre o teu exemplo e não nos calemos diante dos vendedores de indulgências de nossos dias, que infestam as nossas igrejas com a sua maldita teologia da prosperidade, a confissão positiva, as politicagens, o nepotismo e tantos outros males que têm assolado a Igreja de Deus.

     Vosso conservo em Cristo,

                                         João Augusto de Oliveira

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO:

.História do Cristianismo – CPAD

.Heróis da Fé – CPAD




0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins