quinta-feira, 6 de outubro de 2011

0 Quatro coisas que devemos guardar



Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap. 3.11).

Quando o Senhor Jesus enviou por mão do evangelista João, o filho de Zebedeu, a carta do Apocalipse, ele mandou que João escrevesse às sete igrejas da Ásia, sendo que uma destas igrejas é a igreja de Filadélfia.

Como sabemos, dentre as sete Igrejas Filadélfia foi a que mais se destacou e ela serve como modelo de fidelidade, coragem, trabalho e amor fraternal para a igreja hodierna até a volta de Jesus.

Para esta igreja, porém o Senhor dá uma advertência que deveria ser observada por todos nós que também procuramos servir a Deus e esperamos a volta do Senhor para nos arrebatar. Qual foi esta advertência? O Senhor disse que estes cristãos deveriam guardar o que eles tinham para que ninguém (simbolizando os inimigos da fé e, lógico o próprio Diabo) pudesse roubar-lhes o que têm.

Assim como eles, compete a nós guardar aquilo que nós temos recebido de Deus para que esse “ninguém” não encontre brechas para nos roubar. O que devemos guardar?

Bem, tem muitas coisas que devemos e podemos guardar, mas eu gostaria de destacar pelo menos quatro que considero essenciais a vida cristã:

1.      Devemos guardar a nossa salvação – Diferente daqueles que apregoam uma soteriologia barata, eu não acredito nesta pregação de “uma vez salvo para sempre salvo”. Não encontro nada na minha Bíblia que ofereça subsídio para esse tipo de crença. Ao contrário, vejo a Bíblia trazendo sérias advertências àqueles que estão andando rumo aos céus para que vigiem e tomem cuidado para não serem assaltados por Satanás e roubados no meio do caminho.

Um grande exemplo para todos nós foi Judas Iscariotes que podemos dizer, chegou às portas do céu, no entanto não guardou o presente recebido e morreu afastado da graça.
Leiamos alguns versículos que nos alertam a cuidar para não perdermos a nossa salvação: (1 Co 15.1,2; 2 Pe 2.20-22; 1 Tm 4.1)

2.      Devemos guardar a nossa fé -  O autor da carta aos Hebreus nos diz no capítulo 11 e versículo 6 que: “sem fé é impossível agradar a Deus”. Uma pessoa que tem a sua fé roubada não crê na sua salvação, no perdão dos seus pecados, nas bênçãos de Deus e consequentemente passa a duvidar do próprio Deus. Uma pessoa assim torna-se presa fácil para o inimigo das nossas almas. Cuidado para que você não tenha a sua fé roubada em meio as lutas e aflições desta vida. Jesus disse certa vez a um pai de família que queria receber o milagre: “Tudo é possível ao que crê” (Mc 9.23). E você ainda crê em Deus?

3.      Devemos guardar a nossa paz -  Antes de ser assunto aos céus Jesus disse para os discípulos: “deixo-vos a paz”. Essa paz que ele nos deu é um alento em meio às aflições desta vida. É uma paz que nos faz cantar mesmo em meio as lutas e tribulações deste mundo, é uma paz que é gerada pela nossa fé em deus e pela certeza que Ele está no controle da situação. Não permita que o adversário roube a tua paz, pois um crente sem paz é terrível. Ele briga, fala mal, murmura contra tudo e contra todos. Mas lembre-se você tem essa paz em seu coração. Jesus prometeu e ele não mente.

4.      Devemos guardar a chama do Espírito – Somos seres carnais, mas também somos espirituais. A Bíblia nos exorta a andar no espírito para não ceder às concupiscências da carne. Quando aceitamos a Cristo, segundo o apóstolo Paulo, somos selados com o Espírito para o dia da redenção (Ef 4.30). Logo não podemos e não devemos nos conformar com uma vida puramente carnal. O apóstolo Paulo ainda diz que não devemos nos embriagar com vinho da contenda, mas sim ser “cheios do Espírito Santo” (Ef 5.18). Portanto não se conforme a uma vida vazia do Espírito e não deixe que o inimigo roube a tua espiritualidade com suas artimanhas.

Você tem guardado os presentes preciosos que Deus lhe deu quando você aceitou a Cristo como seu salvador? Cuidado, pois o “Diabo nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, procurando a quem possa tragar” (1º Pd 5.8).

     Vosso conservo em Cristo,

                                   João Augusto de Oliveira.




0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins