sábado, 11 de fevereiro de 2012

0 Enchei-vos do Espírito


E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito. Efésios 5:18

Em sua epístola aos irmãos em Éfeso o apóstolo Paulo traz muitas recomendações e uma delas é para que os irmãos procurem viver uma vida “cheia do Espírito Santo”.
Acredito que essa recomendação é mais do que atual para a igreja hodierna, visto que a Deus não agrada a ideia de um “crente vazio” na presença dele (““... e ninguém apareça vazio perante mim. Êx 23.15b).

Mas uma coisa que me chama a atenção e que gostaria de compartilhar com os amados é o seguinte: Concordo plenamente com a recomendação paulina “mas enchei-vos do Espírito”, claro, eu não seria louco para discordar do Espírito Santo que inspirou Paulo a escrever. Somente gostaria de fazer uma ressalva: Para que o crente seja cheio do Espírito Santo, se faz necessário que primeiro ele esteja “vazio”.

Eu nunca vi alguém encher um recipiente que já está cheio. Por exemplo: Se você tem um balde cheio de água é impossível tornar a enchê-lo de outra coisa, a menos que você o esvazie primeiro. O que quero dizer é simples: Para que o cristão possa aderir à recomendação de Paulo e ser cheio do Espírito Santo, primeiro ele deve esvaziar-se de tudo, para só depois ser CHEIO DO ESPÍRITO. A pergunta é: Do que eu estou cheio e preciso me esvaziar?

1.       Aos Efésios Paulo dizia-lhes que eles não deveriam encher-se de vinho (bebida embriagante) e sim dar lugar ao Espírito.

2.       Talvez algumas pessoas queiram ser cheias do Espírito, lutem por isso e até orem e jejuem, mas quem sabe o seus corações já estão “cheias de si mesmas” e, portanto não há mais lugar para o Espírito.


3.       Outros talvez estejam cheios de orgulho próprio e sendo assim se faz necessário derramar primeiro o recipiente do coração, para só assim ser cheio do Espírito.

4.       De repente alguém te magoou e você não consegue perdoar a ofensa. Você canta, prega e ora, mas, não consegue esquecer o que aconteceu. Você precisa entender que o seu coração está cheio de mágoas e ressentimentos e que dessa forma você jamais poderá ser cheio do Espírito de Deus. Você precisa aprender a se esvaziar primeiro, para depois provar a plenitude do Espírito Santo na tua vida.


5.       Outros estão cheios de contendas. São pessoas que vivem espalhando fofocas e discórdias entre os irmãos. Essa pessoa precisa entender que a menos que ela aprenda a se esvaziar dessa “mancha” que carrega que é a fofoca, ele (a) jamais poderá experimentar uma vida realmente plena e abundante em Deus.

Ser cheio do Espírito é uma recomendação bíblica, uma ordem de Deus para o crente. Mas como ter o coração cheio de Deus, quando ele já está cheio de outras coisas? Que eu e você estejamos dispostos a nos esvaziar de tudo aquilo que impede o nosso coração de ser cheio pelo Espírito do nosso Deus e que ao nos apresentarmos na presença de dEle, possamos cumprir a recomendação bíblica que diz: (““... e ninguém apareça vazio perante mim. Êx 23.15b).

Que Deus encha cada coração que está vazio de orgulho, de egoísmo, de egolatria, de soberba, de inveja, de ira, de mágoas, de contenda, de lascívia, de adultério, etc. Do seu poderoso Espírito Santo, em nome de Jesus. Amém!

João Augusto de Oliveira





0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins