sábado, 11 de fevereiro de 2012

3 Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo

Apresentarei aos amados, para o vosso deleite espiritual, um estudo acerca da doutrina do Espírito Santo. Este estudo é de vários autores, uma compilação de várias obras, inclusive da Bíblia de Estudo Pentecostal, uma das melhores Bíblia já lançadas pela CPAD.


A pessoa do Espírito Santo - A doutrina do Espírito Santo ocupa lugar central no movimento de renovação espiritual.  Vários atributos definem uma pessoa, mas podemos destacar o intelecto, a sensibilidade e a vontade. Deus subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, Ef 4: 6. Portanto, o Pai é pessoa, o Filho é pessoa e o Espírito é pessoa.
Ele ensina e faz lembrar -  Jo 14: 26 - Já no Antigo Testamento o Espírito cumpria a missão de ensinar, Ne 9: 20. Ninguém discorda de que Ele é mestre por excelência e nos faz lembrar de tudo o que Jesus ensinou.
 Ele tem sabedoria e inteligência -  Is 11: 2 - O profeta está falando do Messias que haveria de vir e seria poderosamente ungido pelo Espírito Santo, a fim de cumprir a vontade do Pai, Jo 1: 33, 34. Ele descreve a plenitude do Espírito na vida de Jesus. É o Espírito Santo quem anuncia a Cristo e nos guia a toda a verdade, Jo 16: 13-14.
Ele tem conhecimento e conselho - Is 11: 2 - Entre os 9 dons citados em 1Coríntios 12, está o do conhecimento (ciência) que é dado pelo Espírito Santo. Ele nos faz ver os mistérios de Deus, Rm 11: 33.
Ele revela - Ef 1: 17 - Ele é onisciente. Em 1Co 12: 8, Paulo fala sobre os dons de revelação: sabedoria, conhecimento e discernimento dos espíritos. O Espírito perscruta as profundezas de Deus, 1Co 2: 10.
I - SUA SENSIBILIDADE
É a habilidade de sentir as coisas ou a propriedade do organismo vivo de perceber as modificações do meio externo ou interno e de reagir a elas de maneira adequada. Sensibilidade refere-se aos sentimentos, às emoções, etc. O Espírito Santo sente e reage, assim como nós, quando nos emocionamos. Vejamos:
a) Amor - Rm 15: 30 - É o sentimento que predispõe alguém a desejar o bem-estar de outrem.
b) Alegria -  At 2: 13 - Houve uma verdadeira alegria entre os crentes que receberam o Espírito Santo. Por que? Porque Ele estava presente trazendo alegria. É inconcebível que uma pessoa cheia do Espírito viva em tristeza.
c) Tristeza - Ef 4: 30 - O Espírito Santo  pode sentir intensa mágoa, assim como nós. O cristão pode entristecer o Espírito Santo quando não dá importância à sua presença, voz e orientação, Gl 5: 16-25.
d) Gemidos -  Rm 8: 26 - Quando a Palavra diz que o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis, está mostrando que Ele intercede juntamente com o crente; Ele sente a nossa dor, geme e sofre conosco.
e) E ainda - Ele pode ser apagado, tentado e afrontado, At 5: 9; 1Ts 5: 19 e Hb 10: 29.
 III - SUA VONTADE
Vontade é a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões. O Espírito Santo tem vontade própria. Isto está evidenciado em suas atitudes, tanto no Antigo como no Novo Testamento:
a) No repartir os dons liberalmente, 1Co 12: 11 - Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” 
b) No permitir ou impedir, At 16: 7 - O Espírito tem a direção da vida do crente. Todo aquele que é guiado por Ele deve estar pronto para fazer a sua vontade. Ele pode permitir, assim como impedir, aquilo que desejamos fazer.
c) No convidar, Ap 22: 17 - Quando alguém realiza uma festa, convida a quem quer para participar. O Espírito convida o homem para aceitar Jesus, que disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, Mt 11: 28.
d) No orientar, At 13: 2 - Quando há oração e consagração em busca da vontade de Deus, o Espírito Santo orienta.
Portanto, as evidências decorrentes dos ensinos bíblicos mostram que o Espírito Santo não é uma força impessoal. Ele é Deus, a terceira pessoa da trindade. Não há vida cristã abundante sem o auxílio do Espírito Santo. Ele torna a fé dinâmica e nos dá compreensão exata da vontade de Deus.
Nomes atribuídos ao Espírito Santo na Bíblia
Espírito, Ef 5: 18 e Mc 1: 10;
Espírito Santo, At 2: 4;
Espírito de vida, Rm 8: 2;
Espírito de graça, Hb 10: 29;
 Espírito de adoção, Rm 8: 15;
Espírito da glória de Deus, 1Pe 4: 14;
Espírito de inteligência, Is 11: 2;
Espírito de santidade, Rm 1: 4;
Espírito Santo da promessa, Ef 1: 13;
Espírito de Jesus, At 16: 7;
Espírito de Deus. Gn 1: 2;
Espírito do nosso Deus, 1Co 6: 11
Espírito Eterno, Hb 9: 14;
Espírito de vosso Pai, Mt 10: 20;
Consolador, Jo 14: 16 e 15: 26;
Espírito de Verdade, Jo 16; 13;
Espírito de Jesus Cristo, Fp 1: 19;
Espírito do Senhor, Jz 14: 6 e Lc 4: 18;
Espírito de Sabedoria, Is 11: 2;
Símbolos do Espírito Santo

Vamos estudar palavras que são empregadas nas Escrituras como símbolos do Espírito Santo. 

1 – FOGO – Lucas 3:16 – O fogo fala de Sua grande força em relação às diversas maneiras de Sua operação para corrigir os defeitos da nossa natureza decaída e conduzir-nos à perfeição que deve adornar os filhos de Deus. 
a) O FOGO QUEIMA = é, portanto um símbolo da presença de Deus (Hebreus 12:29). Deus é chamado de “fogo consumidor”, e temos aqui uma referencia à manifestação da ardente santidade de Deus. (Êxodo 3:2). 
b) O FOGO CONSUME =  Consome o que é combustível – “madeira, palha e feno” ( 1 Corintios 3:13-15). O Espírito Santo é contra tudo o que é falso  e a tudo o que não é feito por amor e não visa glorificar a Deus. 
c) O FOGO LIMPA = Somente o fogo pode tirar a escória de diferentes materiais. O fogo é, portanto símbolo do poder purificador do Espírito Santo. Aquilo que não pode ser refinado e expurgado pela santidade do Espírito Santo é destruído pelo fogo (Isaías 6:6-7 e Números 3:3-4). 
d) O FOGO AMOLECE = Há materiais que se derretem em contato com o fogo como a acera por exemplo. O fogo do Espírito Santo derrete os corações endurecidos como ocorreu no dia de Pentecostes conforme Atos 2:37.
e) O FOGO ENDURECE = Praticamente, o mesmo fogo que amolece a cera endurece o barro. O ferreiro leva o aço ao fogo para o amolecer e para torná-lo mais duro. O Espírito Santo torna o crente mais brando, tornando-o mais forte, mais resistente. 
f) O FOGO ESQUENTA = O Espírito Santo tal como o fogo torna a alma abrasada por uma ardente paixão e zelo por Deus e seu serviço.
g) O FOGO ILUMINA =  Israel era guiado a noite por um “clarão de fogo” (Salmos 78:14). O Espírito Santo nos guia não de modo figurado, mas real. (Gálatas 5:18). 

2 – VENTO – Atos 2:2 – Jesus falou do vento como símbolo do Espírito Santo. O vento é invisível, porém é real, mesmo não podendo tocar, nem compreender nós o sentimos. (João 3:8). A sua ação independe de determinação humana, assim também é o Espírito Santo.  A mesma palavra “pneuma” que é usada em referencia ao Espírito Santo, também é traduzida por “vento”, “ar” ou “fôlego”. Deus soprou em Adão o fôlego da vida e ele tornou-se alma vivente. Cristo soprou sobre os seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo”. (João 20:22).  O Espírito Santo era o Seu fôlego de vida e a ação do vento simboliza os benefícios proporcionados a nós pelo Espírito Santo. 
a) ALIMENTAÇÃO = Três quartos da alimentação dos homens e dos animais vem do ar- oxigênio.  Também a vegetação depende da alimentação que provem do ar. Podemos viver alguns dias sem outros tipos de alimentos, mas sem o ar, apenas por alguns minutos. A grande lição é que sem o Espírito Santo não há vida espiritual! (Ezequiel 37:9,10). 
b) TRANSMISSÃO = Todo som é transmitido pelas ondas do ar e sem atmosfera seria impossível se ouvir alguma coisa. Pelo Espírito Santo o homem fala a Deus e Deus fala ao homem e é através do Espírito Santo que nossas orações são transmitidas a Deus (Romanos 8:26), e também a mensagem de Deus é transmitida aos pecadores (Lucas 4:18). 
c) PODER = Como o vento forte e impetuoso, o Espírito Santo manifestou-se no cenáculo, onde os crentes primitivos estavam reunidos no dia do Pentecostes. Eles foram cheios de uma forte onde de poder sobrenatural e o medo do apóstolo Pedro deu lugar a intrepidez e a multidão foi dominada pelo poder do Espírito Santo, rendendo-se a Cristo o Salvador. (Atos 2:2;37-41). 
d) REFRIGÉRIO = O vento movimenta e refresca os homens, amenizando o calor do sol. O Espírito Santo opera de forma idêntica movendo os crentes tanto coletiva como individualmente, trazendo o refrigerado senso da presença de Deus. O vento também alimenta o fogo o que simboliza uma ação simultânea do Espírito Santo. O vento é a atmosfera em movimento e tem caráter permanente, o que ensina que o Pentecostes deve continuar como um movimento até o dia do arrebatamento da Igreja do Senhor Jesus Cristo. (Atos 2:1-4). Esta é a vontade de Deus!!

3 – AGUA, RIO, CHUVA – João 7:37-39 – A respeito da água como símbolo do Espírito Santo, vamos observar os seguintes pontos:
a) ORIGEM = Cristo, a fonte (João 7:37-38). A chuva vem do céu (Isaías 55:10), o Espírito Santo foi enviado do céu. (Atos 2:33).
b) PROPORÇÃO = A água é abundante e como dois terços do globo são construídos de água, considere a importância da proporção:
b.1 – Água de um odre , insuficiente (João 7:37).Representa a acomodação de uma vida espiritual fraca e raquítica. 
b.2 – Água de um poço, limitada (João 4:6,13). Embora as portas do céu estejam abertas, a proporção que recebemos depende da nossa disposição de buscar. 
b.3 – Água a jorrar , ilimitada (João 4:14). “Fonte a jorrar para a vida eterna”. Escolha sua parte!
c) UTILIDADE = A água refresca e mata a sede (Salmos 42:2; 23:2). Estas ações são atribuídas propriamente ao Espírito Santo neste texto. A água faz brotar as árvores e a erva (Jó 14:9; Isaías 44:4), assim também o Espírito Santo renova e produz frutos em nossas vidas. (Gálatas 5:22; Salmos 104:30). A água limpa (Hebreus 10:22) assim o Espírito Santo limpa ou lava (Tito 3:5). A água fertiliza e faz prosperar (Isaías 44:3). Estas utilidades são reais e representam as benções do Espírito Santo que temos experimentado e podem ser utilizadas por quantos quiserem buscar com fé. A água é indispensável a vida e representam o poder renovador, restaurador e refrigerador da presença de Deus através do Espírito Santo. Nada vive sem água assim também sem o Espírito Santo não há vida espiritual de maneira alguma. 

4 – ÓLEO, AZEITE - Nas escrituras o óleo aparece como um símbolo do Espírito Santo (Zacarias 4:2-6). Era usado nas solenidades de unção e consagração de profetas, sacerdotes e reis (Êxodo 30:30; Levítico 8:12; 1 Samuel 10:1: 16:13; 1 Reis 13:16). O óleo é considerado símbolo do Espírito Santo porque era usado no ritualismo do Antigo Testamento, correspondendo a operação real do Espírito Santo na vida do crente na atual dispensação. O óleo (Azeite) representa uma ação prática do Espírito Santo de Deus. 
Aplicação simbólica do Óleo (azeite):
1 – Azeite na orelha – Levítico 14:17 – Habilitação para ouvir a voz de Deus  (Apocalipse 2:17). 
2 – Azeite na mão – Levítico 14:17 – Habilitação para o trabalho de Deus (Zacarias 4:6).
3 – Azeite no pé – Levítico 14:17 – Habilitação para andar nos caminhos do Senhor(Gálatas 5:16).
4 – Azeite no rosto – Salmos 104:15 – Brilho de alegria espiritual (2 Corintios 3:18).
5 – Azeite em outras vasilhas – 2 Reis 4:4-6 – Bênçãos para outras pessoas (Romanos 5:5). 
6 – Azeite nas feridas – Lucas 10:34 – Símbolo de restauração pelo Espírito Santo (Lucas 4:18). 
Composição e uso especial do Óleo (azeite): 
1 – Era proibido fabricar outro óleo com a mesma composição (Êxodo 30:32,33), ninguém podia imitar o Espírito Santo. 
2 – Era proibido usara o óleo sagrado para fins particulares assim também o Espírito Santo não pode ser usado mas,  Ele usa os servos de Deus (Êxodo 30:32).
3 – Além disso o óleo era usado para alimentar, iluminar, lubrificar, curar as enfermidade, suavizar a pele, etc. Da mesma maneira o Espírito Santo alimenta, ilumina, lubrifica, cura e suaviza a alma, glória a Deus pelo dom do Seu Espírito Santo. 

5 - SELO -  Efésios 1:13 e 2 Timóteo 2:19 – O selo é prova de propriedade, legitimidade e autoridade, segurança ou preservação. O selo do cristão é o Espírito Santo e o selo tem relação com o batismo no Espírito Santo. Como Jesus foi batizado com o Espírito Santo nos igualmente precisamos ser também. Jesus foi batizado – selado – pela razão de Seus próprios méritos (Mateus 3:16) e nós somos selados pelos méritos de Jesus (1 Corintios 1:30 e Romanos 8:32). 

6 - POMBA – O Espírito Santo desceu sobre os discípulos no cenáculo em forma de fogo – havia o que queimar. Sobre Jesus, veio em forma corpórea de uma pomba – símbolo de pureza e da inocência de Cristo.  Vamos considerar um paralelo quando a pomba relata na Bíblia. 
a) A pomba saiu da arca depois do juízo do sepultamento da terra nas águas e sua imersão (Gênesis 8:8-12).  O Espírito Santo veio do céu sobre os discípulos depois do juízo que caiu sobre Jesus por causa dos nossos pecados. Seu sepultamento e ressurreição (Atos 2:14; Romanos 6:3-5)
b) A pomba saiu da arca (Gênesis 8:8). O Espírito Santo veio através da arca – Cristo (Lucas 24:29; Atos 2:33). 
c)A pomba foi enviada três vezes e na terceira vez ficou. (Gênesis 8:8,9: 10:11-12). O Espírito Santo foi enviado três vezes: a primeira sobre os profetas, a segunda sobre Jesus e a terceira no Pentecostes sobre a Igreja e veio para permanecer com ela. ( 1 Pedro 1:10,11; Mateus 3:16; Atos 2:1-4; João 14:16-17). A pomba é uma ave limpa e era usada para sacrifícios (Lucas 2:24). Geralmente, se admite que este símbolo (a pomba) fala de gentileza, pureza e paciência.  Não há dúvida de que estas virtudes são próprias do Espírito Santo e determinam a maneira como Ele age no crente para produzir estas qualidades dignas do céu. 
Dons  Espirituais
 Lista dos nove Dons Espirituais
Palavra de
Sabedoria
Uma enunciação do Espírito Santo aplicando a Palavra de Deus, ou a sua sabedoria, a uma determinada situação.
At 6.3
1Co 12.8; 13.2,9,12
Estevão: At 6.10
Tiago: At 15.13-21
Palavra de Conhecimento
É o Espírito Santo revelando conhecimento a respeito de pessoas, circunstâncias, ou verdades bíblicas.
At 10.47,48; 13.2
1Co 12.8; 13.2,9,12
Pedro: At 5.9,10
Fé sobrenatural comunicada pelo Espírito Santo, capacitando o crente a crer em Deus, para a realização de milagres.
Mt 21.21,22
Mc 9.23,24
Lc 17.6
At 3.1-8; 6.5-8
1Co 12.9; 13.2
Tg 5.14,15
Centurião: Mt 8.5-13
Mulher Enferma: Mt 9.20
Cegos: Mt 9.27-29
Mulher Pecadora: Lc 9.36
Leproso: Lc 17.11-19
Cura
Restauração da saúde de alguém por meios sobrenaturais divinos.
Mt 4.23,24; 8.16
Mc 1.32-34; 6.13
Lc 4.40,41; 9.1,2
Jo 6.2; 14.12
At 4.30;5.15,16
1Co 12.9,28,30
Jesus e Apostolos:
Veja os milagres, acesse:
www.vivos.com.br/330.htm
Operação de Maravilhas
Poder divino sobrenatural para alterar o curso da natureza
Mt 4.23,24; 8.16
Mc 1.32,33,39
Lc 4.40,41; 9.1
Jo 7.3; 10.25,32
At 2.22,43; 4.30
Rm 15.19
1Co 12.10,29
2Co 12.12
Gl 3.5
Jesus e Apostolos:
Veja os milagres, acesse:
www.vivos.com.br/330.htm
Profecia
A capacidade momentânea e especial para transmitir mensagem, advertência, exortação ou revelação da parte de Deus sob a direção do Espírito Santo.
Lc 12.12
At 2.17,18
1Co 12.10; 13.9
Ef 4.11
1Ts 5.20,21
2Pe 1.20,21
1Jo 4.1-3
Isabel: Lc 1.40-45
Maria: Lc 1.46-55
Zacarias: Lc 1.67-79
Pedro: At 2.14-40; 4.8-12
Ágabo: At 21.10,11
Discernimento de espíritos
Capacidade especial para julgar se profecias e enunciações sobrenaturais outras, provém do Espírito Santo.
1Co 12.10; 14.29
Pedro: At 8.18-24
Paulo: At 13.8-12; 16.16
Falar em outras Línguas
Expressar-se a nível do espírito, sob a influência direta do Espírito Santo, numa língua que a pessoa não aprendeu e nem conhece.
1Co 12.10,28,30;
13.1; 14.1-40
Discípulos: At 2.4-11
Cornélio: At 10.44,45
Crentes: At 19.2-7
Paulo: 1Co 14.6,15,18
Interpretação de Línguas
Capacidade especial para interpretar o que é falado em línguas estranhas, pelo Espírito Santo.
1Co 12.10,30;
14.5; 13.26-28


O FRUTO DO ESPÍRITO.

Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus (ver Rm 8.5-14 nota; 8.14 nota; cf. 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9). 

O fruto do Espírito inclui: 

(1) “Caridade” (amor) (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14). 

(2) “Gozo”
 (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14).

(3) “Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20). 

(4) “Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1). 

(5) “Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3). 

(6) “Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13). 

(7)
 “Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).

(8) “Mansidão” (gr. prautes), i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20). 

(9) “Temperança” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).

O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.
Vários autores – Compilado e publicado neste Blog  pelo vosso conservo,
João Augusto de Oliveira
 

3 comentários:

  1. Paz irmão, excelente seu texto.

    Eu, como autora do Blog FRUTO DO ESPÍRITO, fico feliz em compartilhar com irmão de tão maravilhosa mensagem.

    Te espero no meu espaço, fique a vontade para também comentar.

    P.S. O Discípulo de Cristo continua com as mensagens de estudo, passa lá e veja a última da série.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  2. Obrigado cara Lucy!
    Qualquer hora passo lá, para conferir as novas postagens!
    Na paz daquele que é, que era e que há de vir!

    ResponderExcluir
  3. a paz de JESUS,,maravilhoso estudo,,DEUS continue lhe abencoando.

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins