terça-feira, 27 de março de 2012

1 Apologética - A Identidade do Arcanjo Miguel


Autor:  Pastor Natanael Rinaldi
Em visita ocasional a blog adventista, em data de 18 de março de 2012, tomamos conhecimento de um artigo sobre suposta identidade do Arcanjo Miguel, como sendo o próprio Jesus. Diz o artigo: “Ele esteve presente na criação do mundo. Tudo foi criado por intermédio dEle e para Ele. Ele expulsou 1/3 dos anjos do Céu, por terem se confederado ao lado de um Querubim para conquistar o Reino de seu Pai. Ele criou Adão e Eva e 1656 anos depois enviou o dílúvio mundial. Ele lutou com Lúcifer pelo corpo de Moisés, para que pudesse ressuscitá-lo e levar para o Reino. Ele é MIGUEL, ELE É JESUS. Ele é o Arcanjo, aquele que está acima dos anjos. O Blog O Arcanjo Miguel é Jesus foi criado para a defesa da verdade bíblica de que “Arcanjo Miguel” é apenas um título para o Filho de Deus, semelhante a Emanuel. Esta é uma verdade defendida por Matthew Henry, muito antes de existir qualquer adventista do 7° dia.”

PR.NATANAEL: Não é estranho que o Arcanjo Miguel se apresentasse com tamanha autoridade para expulsar do céu 1/3 dos anjos que estavam sob a autoridade de Lúcifer e, depois, quando disputa com o mesmo Lúcifer sobre o corpo de Moisés perde o seu poder para repreender Lúcifer e invoca outra autoridade maior para que pudesse fazê-lo?

Sem dúvida, que isso é uma aberração doutrinária e existe uma razão para isso. É que os pioneiros adventistas na fundação dessa igreja, não criam na doutrina da Trindade. E não crendo na doutrina da Trindade recusavam atribuir a Jesus a sua igualdade com Deus o Pai. Tinham-no apenas como uma criatura sem o poder que lhe é próprio como Deus que era. Hoje, os adventistas mudaram de doutrina e crêem na Trindade, logo falam do arcanjo Miguel como se fosse Jesus, porque assim escreveu dele a sua profetisa Sra. White.

Então, o arcanjo Miguel era apenas um anjo de elevada categoria e não era o Senhor Jesus?

O arcanjo Miguel, como chefe dos anjos e também com natureza angelical, era apenas um dos primeiros príncipes, havendo outros com a mesma autoridade dele. Isto nós lemos em Daniel 10:13 “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” Jesus tem a natureza de Deus como lemos em João 1:1 - “NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” Três declarações sobre Jesus esse texto bíblico mostra: 1) Jesus é eterno, sempre existiu coeternamente com o Pai; 2) Ele ´pessoa distinta do Pai, e 3) Ele tem a natureza divina do Pai como diz o texto “E o Verbo (Jesus) era Deus.”

O arcanjo Miguel pode ser adorado tratando-se de um anjo bem categorizado?

Não. O arcanjo Miguel adora a Jesus, mas não pode ser adorado. Hebreus 1:6 “E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” Se o arcanjo Miguel adora a Jesus, como ele poderia ser, ao mesmo tempo, o próprio Jesus?


Onde está escrito na Bíblia essa disputa do arcanjo Miguel com o Diabo?

Em Judas 9 “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” Ora, como o arcanjo Miguel poderia invocar a autoridade de pessoa maior se ele fosse realmente Jesus, considerando que ele durante sua vida na terra por diversas vezes repreendeu o próprio Diabo como lemos em algumas passagens da Bíblia, algumas das quais vou citar: Mateus 4:5-7 “Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 - E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 - Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.” Mateus 4:10 - “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” Mateus 16:23 - “Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.” Obviamente, são pessoas distintas não podendo uma ser confundida com a outra.


O pastor Natanael Rinaldi, 83 anos, é sem dúvida um dos maiores apologistas cristãos brasileiros. * Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo assinado por ele.




1 comentários:

  1. Maravilha de post, esclarecedor realmente colocar Miguel como Cristo, nada haver.

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins