segunda-feira, 2 de abril de 2012

0 Vivendo de aparências – Um perigo atual



E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. (Apocalipse 3.1-3)

Há quase dois mil anos atrás, o Senhor Jesus enviou cartas desafiadoras as sete igrejas da Ásia, incluindo a Igreja de Sardes. (saber mais sobre Sardes acesse: http://www.comunidadevida.8m.com/sardes.htm).

Nesta carta o Senhor Jesus identifica uma característica que tem atravessado os séculos e chegado até os nossos dias com força total – “o viver de aparências”.

·         Conheço as tuas obras – Não adianta tentar se esconder de Deus atrás de uma capa de santidade, pois Jesus nos conhece assim como nós somos. Ele é claro ao dizer às igrejas que conhece as suas obras. Façamos o que fizermos Jesus sempre está ciente de nossos atos e suas principais motivações.

Para Deus não adianta apenas agirmos de forma correta, praticarmos a palavra e fazermos a obra. Se estes não forem feitos pelas motivações corretas, estaremos por certo perdendo tempo. Certo dia, recebi a visita de um moço (aluno da EBD) que queria aprofundar o seu conhecimento na Palavra de Deus e perguntou-me se eu o ajudaria, o que prontamente me dispus a fazê-lo.

Porém antes de iniciarmos um estudo mais aprofundado, lhe fiz uma pergunta: Por que você quer aprender mais as Escrituras? Ao que ele me respondeu: Porque quando eu for pregar ou ensinar, posso mostrar as outras pessoas que sou instruído e tenho conhecimento. Atitude correta (aprender a Palavra); motivação incorreta (mostrar erudição e conhecimento para se gloriar). Jesus diz a Igreja de Sardes: Conheço as tuas obras.

·         Tens nome de que vives, e estás morto – A Igreja de Sardes era uma Igreja que vivia de aparências. Quem olhava para ela, logo dizia: Eis aí uma igreja viva, mas Jesus que não se engana diz: Tens nome de que vives, e estás morto.

Você conhece gente assim? Pessoas que na Igreja são santos, mas quando saem do templo.... Eu particularmente conheço várias pessoas (de repente estou até incluído) que na presença dos irmãos fazem de tudo para mostrar santidade e bom comportamento, mas que quando estão na roda de amigos participam das piadas imorais, assistem programas levianos e desonram o nome de Deus.

A quem pensamos estar enganando? A Deus ou nós mesmos? Tiago diz, que o nosso Deus odeia a dubiedade ( Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tg 4.8)

Devemos ser sinceros diante do Deus a quem servimos, pois dEle  nada podemos esconder (E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Hebreus 4:13)

Qual tem sido a sua atitude? A Sardes Jesus disse:” Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”.

 João Augusto de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins