sexta-feira, 1 de junho de 2012

20 Versículos que não têm na Bíblia, mas que são pregados!



Versículo base: Ap 22.18,19Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.”


Você já percebeu como as pessoas gostam de repetir o que os outros falam?

Não vou lhe dizer que essa prática seja imprópria, mas é bom analisar o que se ouve, para evitar situações constrangedoras... Na famosa igreja de Beréia, os cristãos recebiam de bom grado as pregações. Mas não as consideravam verdades bíblicas antes de confrontá-las com as Escrituras (At 17.11).

Essa síndrome do papagaio se verifica nos diversos versículos “novos” que alguns pregadores insistem em repetir. Ouviram alguém, um dia, pronunciar uma dessas frases e começaram a citá-las como verdade, sem, antes, conferir a sua autenticidade bíblica.


“A voz do povo é a voz de Deus”

Ouvi um pregador citando essa frase antibíblica e extrabíblica, oriunda do latim vox populi, vox Dei, como se fosse bíblica! Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9.16) ou endemoninhado (Mt 12.24), e outros criam que era um profeta (Mt 16.13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.17). Seria a voz do povo a voz do Senhor?
“Deus cegou os entendimentos dos incrédulos”

Ouvi um pregador dizendo isso... Mas, foi Deus quem cegou o entendimento dos incrédulos?! A Bíblia diz: “... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Co 4.4). Esse “deus” é o diabo, e não o Deus verdadeiro que ilumina os que estão em trevas (Jo 8.12; 1 Jo 1.7).

“Esforça-te, e eu te ajudarei”

A expressão “Esforça-te” aparece doze vezes na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase “Eu te ajudarei”. Observe: “Esforça-te, e tem bom ânimo” (Js 1.6,7,9,18; 1 Cr 22.13; 28.20); “Esforça-te, e esforcemo-nos” (1 Cr 19.13); “Esforça-te, e faze a obra” (1 Cr 28.10); “Esforça-te, e clama” (Gl 4.27). No plural, ela aparece oito vezes, sem o complemento citado (Nm 13.20; Js 10.25; 23.6; 1 Sm 4.9; 13.28; 2 Cr 15.7; Sl 31.24; Ag 2.4). Apesar disso, não há dúvida de que o Senhor ajuda os que se esforçam.

“Eu venci o mundo, e vós vencereis”


É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (1 Jo 5.4), se tornam mais do que vencedores (Rm 8.37). Não obstante, as palavras de Jesus em João 16.33 foram apenas: “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. O complemento “e vós vencereis” é um acréscimo às palavras do Mestre, prática que ele mesmo proibiu (Ap 22.18).

“Fazei o bem sem olhar a quem”

Essa frase é uma distorção de Gálatas 6.10: “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”. O cristão deve fazer o bem, pois ele tem a bondade, um dos elementos do fruto do Espírito (Gl 5.22). Mas fazer o bem “de olhos fechados” pode ser perigoso.

Existem muitas pessoas que dizem ser missionários ou pastores. Eles sempre contam casos tristes para aplicar os seus “golpes”, e os irmãos bondosos, por não olharem a quem estão ajudando, acabam sendo lesados. Cabe-nos ajudar as pessoas comprovadamente necessitadas: “Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra” (Dt 15.11).

“Jesus é o Médico dos médicos”


Certos pregadores afirmam: “A Bíblia diz que Jesus é o Médico dos médicos”. Nas Escrituras, não existe esta menção. Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17.14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos. A expressão hebraica que demonstra o seu poder de curar os enfermos é “Yahweh-Roph´eka”, que significa “O Senhor que te sara”, também traduzida como: “O Senhor, teu Médico” (Êx 15.26).

“Mente vazia é oficina do diabo”


De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as “coisas que são de cima” (Cl 3.1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4.4; Ef 6.17). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um versículo sagrado.

“Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus”


A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40.12-31, vemos como tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!

“O amor encobre uma multidão de pecados”

Essa frase possui um acréscimo sutil, o prefixo “en”, capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, “O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará” (Pv 28.13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: “... o amor cobrirá uma multidão de pecados” (1 Pe 4.8).

Dentro do contexto bíblico, cobrir significa perdoar. E a diferença entre cobrir e encobrir pecados é vista principalmente no Salmo 32: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto” (v. 1); “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri” (v. 5).

“O cair é do homem, mas o levantar é de Deus”

É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15.17-24).

O texto de Tiago 4.8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: “Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele”. O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24.16; Ef 5.14)!

“O dinheiro é a raiz de todos os males”

Às vezes, por não ler a Bíblia com atenção, alguns pregadores caem no erro de omitir parte dos versículos bíblicos, gerando confusão. O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. O errado é pôr o coração nele (Mt 6.19-21). Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Tm 6.10).

“Os viciados não herdarão o reino de Deus”

A palavra “viciado” se aplica à pessoa que possui qualquer tipo de vício (do latim vitiu, tendência habitual para o mal). Mas a Bíblia não condena de forma explícita os viciados, como ocorre neste pseudoversículo bíblico. Alguém poderá perguntar: “Se a Bíblia não condena especificamente o cigarro ou algum tipo de droga, eu tenho permissão para usá-los?”

Nos tempos do Novo Testamento, ainda não havia o cigarro nem as drogas conhecidas hoje, não havendo razão para os escritores neotestamentários condená-los de modo específico. Contudo, está claro nas páginas sagradas que os que destroem o corpo, independentemente da maneira como o fazem, não herdarão o reino de Deus (1 Co 6.10-20; Gl 5.19-21). Ademais, Zofar alertou: “Porque ele [Deus] conhece os homens vãos, e vê o vício; e não o terá em consideração?” (Jó 11.11). Leia também Daniel 6.4.

“Quem com ferro fere, com ferro será ferido”


Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus a Pedro: “Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão” (Mt 26.52).

“Quem não vem pelo amor, vem pela dor”

É verdade que muitas pessoas, depois de passar por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4.30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29.1).
Outras pepitas igualmente valiosas, que merecem ser estudadas:
...Deus trabalhou no sábado (E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. Gênesis 2:2)
…Na presença de Deus até a tristeza salta de alegria (No seu pescoço reside a força; diante dele até a tristeza salta de prazer. Jó 41:22)
…Jesus mandou Marta tirar a pedra (Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. João 11:39)
…Elias subiu ao céu na carruagem de fogo (sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 2 Reis 2:11)
…Jesus tomou as chaves do inferno de satanás (E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1:18)
…Deus colocou dois querubins no Éden (E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:24)
…Antes do dilúvio chovia debaixo para cima (E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Gênesis 2:5
Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. Gênesis 2:6 )
…Os sonhos de Deus (Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás? Isaías 14:27)
…Moises tocou o mar vermelho com a vara (Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar, Êxodo 14:27)

João Augusto de Oliveira




20 comentários:

  1. sobre os vícios descordo porque a bebida fermentada é usada desde o tempo do Egito, a cerveja foi criada lá tbm. por isso tanto quem se embebeda ou usa entorpecentes estão buscando a mesma coisa, perda da consciencia em troca de prazer.
    Isaías 5:11 Ai dos que se levantam cedo para embebedar-se,-1 Coríntios 6:10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os BÊBADOS, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
    Quanto a maconha e outros entorpecentes: Ezequiel 8:17 Deverão também encher a terra de violência e continuamente me provocar a ira? Veja! Eles estão pondo o RAMO PERTO DO NARIZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro eliasrio, no texto acima nao fala nada sobre cerveja. Ele cita cigarro e maconha, mas não apoiou quem fuma qualquer um dos dois.

      Excluir
  2. Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
    Josué 1:9
    s
    SE EU AMO VOCÊ E ANDO CONTIGO PRA ONDE VC FOR E VC SE ESFORÇA QNDO VC PRECISAR EU COM CERTEZA TE AJUDAREI
    ENTAO PODEMOS USAR SIM "...esfoça-te...que eu te ajudarei..." é questão de interpretação do texto original

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que dizer, esforça-te que o Senhor irá te ajuda, não é errado, contudo abrir a boca para, falar que " Esforça-te... que eu te ajudarei" é um versículo bíblico ou dizer que Deus disse essa frase e está na bíblia é errôneo. E interpretação do texto original é totalmente diferente, de ser um versículo. Por mais, que alguns versículos dar margem para essa interpretação ( Esforça-te que eu te ajudarei ) nós não podemos afirmar que é um versículo da bíblia, só porque nós interpretamos assim.

      Excluir
    2. Esse dito popular é usado indiscriminadamente por qualquer pessoa. Deus não tem aliança com o ímpio. o ímpio se esforça e consegue o que pretende. No caso de Josué, Deus não disse que o ajudaria e sim que era com ele. Tudo o que ele fizesse na liderança de Israel seria abençoado, Deus iria usá-lo (atitudes abençoadas). Mas quando Josué cedeu ao estratagema dos gibeonitas o Senhor não "foi com ele". Quanto ao "esforça-te", a liderança exige muita persistência, muita paciência, muita longanimidade, ou seja, um esforço muito grande para estar de pé diante das enormes pressões que o acometeriam. Assim, dizer que está correto dizer "esforça-te, que eu te ajudarei" não cabe na interpretação do texto de Josué 1. Por último, vale lembrar que a Escritura Sagrada não é de particular interpretação. Vale lembrar também que a interpretação do texto bíblico está sujeita a regras, e não ao que achamos melhor.

      Excluir
  3. em Isaías 41,10 diz eu te ajudarei.

    ResponderExcluir
  4. Muitos ñ estão entendendo o propósito desta postagem. O que quer dizer aqui são que termos como esforça-te e eu te ajudarei, ou ñ cai uma folha da ârvore sem a permissão de Deus ñ podem ser citados como sendo escrito na biblia, usando o termo: a palavra diz... mas temos que explicar aos ouvintes que determinados versículos nos fazem entender que realmente quando nos e esforçamos o Senhor nos ajuda, por exemplo. É questão de deixar claro os termos que realmente estão nas escrituras

    ResponderExcluir
  5. Para ensinar é preciso que haja uma interpretação sem fugir do texto.
    Temos que explicar de forma que a pessoa que está ouvindo entenda.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da página, muito instrutiva e clara; mas começou uma música logo que abriu. Isso é horrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk Desculpa querido pela música automatica. É a rádio que criei e algumas pessoas gostam. Desliga a radio e pode desfrutar de todas as postagens do Blog.
      Obrigado por participar!
      J.A.O.

      Excluir
  7. olá amigos! otima OBS: até pôrque nós os humanos, nunca nacemos sabendo... a ciência das palavras, vieram por imtermedio de um homem (ADÃO)...Deus encinou pra todos os humanos, toda ciencias...falar algo contrario as escrituras,(palavra de DEUS) seria uma ação negativa por parte dos humanos...este blog mostra pra todos, o caminho correto.e só perduar os meus eros de português......pmw.marceneiro@gmail.com fone:61...98452.4975

    ResponderExcluir
  8. gostei muito pois as vezes esses versos são sitados como passagens bíblicas e isto é perigoso o nosso senhor e salvador JESUS disse em mateus 5.17-18.agradeço irmão pelas explicações e que DEUS através do ESPIRITO SANTO continue te usando de forma poderosa. crismacleiton

    ResponderExcluir
  9. Sobre a passagem de Ezequiel que fala que eles estão pondo o ramo perto do nariz, o rapaz comentou que seria uma prática de vícios. Estou em dúvida, porque já vi em outros estudos, que seria um ritual religioso praticado por uma seita e também uma simbologia posta em caixões funerários.
    Por favor, agradeço quem puder me tirar essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacqueline.. Na Bíblia de estudo Pentecostal tem uma nota: "Este ato possivelmente era parte do ritual da adoração idólatra ao sol ou à natureza". Gostei do blog, interessante para cuidado e alerta.. Pela falta de conhecimento da verdade, muitos estão equivocados... Em Mateus 22, 29 e em 2 TM 2, 15 enfatizam isso. Paz do Senhor!

      Excluir
    2. Olá Jacqueline.. Na Bíblia de estudo Pentecostal está em nota: "Este ato possivelmente era parte do ritual da adoração idólatra ao sol ou à natureza". Paz

      Excluir
  10. Na verdade, com todo respeito pr rafaeela não vejo esta situação como algo para edficar ninguém, concordo plenamente com o nosso irmão, sabemos que nestes verrsiculos Deus quer nos passar que ele é sim conosco quando nos esforçamos é uma palavra de fortalecimento. Para com isso de estar levantam questões desta forma traga uma palavra de edificação será melhor e dara resultado. Que Deus abençoe e lhe dê sabedoria.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do blog... Alerta para não acreditar somente no que ouvimos, mas examinar as escrituras... Conforme MT 22, 29 e 2 TM 2,15. Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do blog... Alerta para não acreditar somente no que ouvimos, mas examinar as escrituras... Conforme MT 22, 29 e 2 TM 2,15. Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  13. Á verdade, é que não a necessidade da existência de pessoas para ensinar, pregar ou falar da palavra de Deus. A Bíblia fala por si só, Deus fala por si só, em nossas conversas silenciosas quando o procuramos e sentimos um sentimento preenchendo nosso corpo. A felicidade ou a sensação de felicidade irradia dentro da pessoa.
    Pode ter certeza que é neste momento. Que Deus falou com você, e se qualquer pessoa pode alcançar isso, não há necessidade de passar por nenhuma provação de nenhum templo, seu Dever é consigo mesmo, para que só assim, diante do Criador, você o olhe de frente e reconheça a ele que viveu uma vida de erros e se arrepende ou não se arrepende. Assim como pode chegar com ele e dizer que viveu uma vida com tropeços, mas que em grande parte fez o que VOCÊ achou certo. Ninguém vai dizer que teve uma vida de acertos, a única pessoa nos nossos relatos foi Jesus Cristo.
    Pensar em si, para pensar nos outros é a característica que nos define. E mesmo com tanto egoísmo, mesmo com tantos pecados o ser humano que reconhece sobre si, que realmente fez o bem ou tentou fazê-lo. Herdará o reino dos céus. Pois lá é para os que realizaram sua passagem na terra seguindo o que acreditava que devia seguir, e não para quem acomodou-se de forma sossegada e tranquila, Sendo guiado, pastoreado através dos seus sentidos,(VISÃO/AUDIÇÃO/OLFATO/TATO/PALADAR) de suas lamurias. justificando tudo que acontece a si como a vontade do Senhor, o Livre-Arbítrio de Deus é absoluto e ele não toma partido ele é imparcial.
    Não somos ovelhas nem cordeiros, somos feitos a sua imagem, e tal grandiosa é a imagem de Deus. que não existe uma pessoa que possa expressá-la. E assim sendo bilhões de existências ou até mais podem nunca expressar a imagem de Deus, o que nos prova novamente que Deus é infinito. Pois se tudo o que sentimos de positivo ou negativo veio dele e somos parte do Projeto dele devemos fazer o que acreditamos e sermos julgados por ele.

    Este é meu pensamento. Não quero que esteja Certo nem Errado. Quero apenas poder expressá-lo. Que suas vidas sejam plenas, naquilo que acreditam e realizando ou não suas crenças, saibam que foram livres para escolhê-las.

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins