sexta-feira, 2 de novembro de 2012

0 Pregadores ou contadores de “causos”?



 1 Timóteo 2.7   Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.

Temos observado atualmente a crescente onda de pregadores em ascenção no cenário evangélico brasileiro. Há algumas décadas atrás, era raríssimo você encontrar pregadores de “nome” entre os evangélicos, o que tem mudado de uns anos para cá.

Isso é muito bom, digamos, que haja pessoas dispostas a pregar a palavra de Cristo nos púlpitos de nosso Brasil, na televisão, no rádio e na internet. Homens (mulheres) aos milhares têm respondido ao chamado de Deus para serem atalaias em favor da causa de Cristo e da expansão do seu Reino.

Mas como todo movimento encontra também pontos frágeis, devido à fraqueza e loucura humanas; neste caso não é diferente.

Um dos grandes problemas dessa onda de pregadores novos que tem se levantado é que na maioria das vezes abandonam a pregação cristocêntrica em nome de uma pregação puramente materialista e motivacional. Só para se ter uma ideia; de uns anos para cá, quase não me lembro de ouvido nos púlpitos de algumas igrejas, mensagens acerca de temas como: Santidade, Salvação, Pureza, Moral (ética), segunda vinda de Jesus, etc.

Outro problema que tem permeado esses pregadores modernos é a necessidade de reconhecimento por parte da liderança eclesiástica e de cair na graça do povo. Nesse afã, muitos tem se vendido a preço barato para corromper a pureza doutrinária e deixar assim de agradar aquele em cujas mãos está a nossa vida, DEUS!

Mas um dos piores casos que tenho observado com tristeza é o fato de pregadores que simplesmente tomam o precioso tempo da exposição exegética, temática ou tópica da Bíblia e simplesmente tornam-se contadores de “causos”.

Não quero aqui citar nomes, mas, tenho visto pregadores contando estórias durante as suas predicações, tão estapafúrdias que nem mesmo meu filho de sete anos acreditaria.

É verdade que a homilética nos ensina que faz bem respingar uma e outra ilustração durante o sermão, para descontrair um pouco e até mesmo firmar algumas verdades ao coração da multidão de forma mais vivida. Até o Senhor Jesus usou este método e olha que sempre deu certo. Agora uma coisa é contar ilustração, outra é contar mentiras e casos inventados para agradar o povão.

Tenho ouvido um pregador em particular que em quase todas as suas mensagens, ele tem o hábito de contar “causos”, e é incrível observar que em cada mensagem ele os conta de forma diferente da outra; ora acrescentando, ora suprimindo detalhes. Uma prova cabal de quem está a contar mentiras para o povo de Deus.

É por isso que Oséias já no seu tempo vaticinara, acerca da destruição da fé do povo de Deus: O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oséias 4.6).

Portanto, povo de Deus, vamos parar de passar o dia vendo bobagens na internet (Orkut, twitter e facebook, ou assistindo as novelas imorais (principalmente da rede Globo) ou ate mesmo assistindo a “FAZENDA DA VERÃO” e vamos voltar a “examinar as escrituras”, antes que seja tarde demais!

    Paz a todos,

                             João Augusto de Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins