quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

0 Identificando os falsos profetas



Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mateus 7:15

Estamos vivendo uma época de grande engano, onde o erro confunde-se com o certo e a mentira nos assalta diariamente travestida de verdade; de tal maneira que parece até que os próprios escolhidos de Deus podem ser enganados (Mateus 24.24).

Conforme “já expressei tantas vezes; sou de linha ‘PENTECOSTAL”, isto é, acredito na manifestação dos Dons Espirituais (1 Co 12.4-13) nos dias atuais e até a volta de Cristo e nossa glorificação junto a ele, para somente assim o que é parte ser aniquilado e absorvido pela totalidade da vida que emana de Deus e de Cristo, permanecendo a partir de então somente o amor (1 Co 13.9-13).

Quero dizer que admito e creio na manifestação do dom espiritual de profecia (1 Co 12.10), dom este que certa forma, faz de homens e mulheres comuns, canais pelos quais Deus usa para se manifestar e falar com os seus filhos nos dias hodiernos. O apóstolo Paulo cita perfeitamente os profetas como parte integrante do ministério eclesiástico e diz que eles foram escolhidos por Cristo, após sua ressurreição e Ascenção aos céus, confira (1 Co 14.32; Atos 11.27; 1 Co 12.29; 1 Co 14.29; Atos 15.32; 1 Co 12.28; Atos 13.31; Efésios 4.11).

Isto é assunto indiscutível, pelo menos praqueles que acreditam nas Escrituras e confiam nas palavras do Senhor Jesus. Mas uma pergunta que não quer calar é: Como saber se Deus está mesmo usando um determinado profeta? Como ter certeza que tal profecia não provém do mero impulso carnal ou até mesmo do Diabo? É possível?

Sim é perfeitamente possível. Além de ser possível, a Bíblia diz que é uma obrigação do cristão fazer um exame “a luz da Bíblia” de todas as profecias que ouve, pra saber se tal profecia procede realmente de Deus (1 Co 14.29; 1 Tessalonicenses 5.21).

Mas como fazer este exame? A Bíblia apresenta algum critério? Sim e vamos passar a falar de pelo menos quatro critérios que a Bíblia estabelece para que possamos discernir as profecias e os profetas que realmente falam em nome de Deus.

1.      Dom espiritual de discernimento (1 Co 12.10) – Este dom, como o nome já diz é uma dádiva sobrenatural; algo que o crente recebe como um presente de Deus para edificação da Igreja e da sua própria vida.

O crente munido desse dom sabe quando as pessoas estão falando uma profecia verdadeira ou falsa, este conhecimento vem não de si mesmo ou de fontes externas, mas diretamente do próprio Deus. É o Espírito Santo que fala ao espírito do crente “agraciado” por este Dom, se aquela profecia é do homem, do Diabo ou de Deus.

Acredito que este é um dom que todo crente, mas especialmente àqueles que estão investidos de poder eclesiástico deveriam buscar e não desistir até receber. Pois que, são grandes os engodos que vimos por ai no meio das Igrejas cristãs.

2.      O teste do tempo (Deuteronômio 18.22) – Mas para aqueles que ainda não foram agraciados por este “dom” não devem desanimar nem acreditar em tudo que ouvem, pois existem outras ferramentas e uma delas é “o teste do tempo”.

Se você leu a referência bíblica citada verá que quando um profeta fizer uma predição na Igreja, basta observar o conteúdo da predição e aguardar pra ver se cumpre-se o que ele falou, se se cumprir há uma possibilidade desse profeta realmente falar em nome do Senhor e ser um profeta verdadeiro.

3.      Aonde nos leva a profecia (Deuteronômio 13.1-3)Isso significa que se um profeta profetizar e a palavra dele se cumprir mesmo assim você deve observar pra onde essa profecia vai te levar. Se o cumprimento dessa profecia lhe aproximar de Deus e levar-lhe a uma vida de devoção santidade e fé, realmente foi Deus quem falou. Caso contrário “CUIDADO”, pois Deus pode estar te pondo à prova pra se você realmente é fiel a ele.

4.      Quais frutos produzem o tal profeta (Mateus 7.14.22) – Não adianta profetizar na Igreja, pregar a palavra, cantar bem; mas levar uma vida paralela de engano, mentiras, prostituição, etc. Pois Deus conhece os corações de todos e sabe pra onde estamos indo.

Pelo fato de alguém profetizar na Igreja, isso não quer dizer que aquela pessoa seja de Deus. “Repare o texto que citamos e veja que naquele ‘DIA” muitos irão interrogar o Senhor Jesus: 

“...Senhor, Senhor não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas”? Qual foi a resposta do Senhor a eles? “E, então lhes direi abertamente: nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

Então observe que o fato da pessoa profetizar ou fazer qualquer outra façanha espiritual não garante que essa pessoa seja e fale em nome de Deus. Lembre-se sempre da exortação de Paulo:

“Examinai tudo. Retendo o bem”. 1 Tessalonicenses 5.21

JOÃO AUGUSTO DE OLIVEIRA





0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins