quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

0 O lado bom da imitação





Sede meus imitadores, como também eu de Cristo (1º Coríntios 11.1)

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, imitar traz o sentido de fazer a semelhança de; reproduzir (o que outrem faz); tomar por modelo, assemelhar-se a; arremedar. (Consulta On-Line, 14 de Fevereiro de 2013, 13:44).

Para muitos o ato de imitar os outros, seja no modo de viver ou na forma de ministrar a Palavra de Deus ou mesmo de administrar a sua vida financeira e profissional é errado e deve ser evitado.

Bem, concordo em parte com essa assertiva. A Bíblia tem diversas passagens que nos mostra que devemos imitar as boas ações de homens de Deus, como por exemplo, os nossos Pastores (Hebreus 13.7). Não querendo ser redundante, mas, no texto base que usamos nesta reflexão o apóstolo Paulo nos convida a ser seus “imitadores”, assim como ele era de Cristo.

Porém quando falo que devemos ser imitadores é bom que se diga que falo de imitar o que é bom, e imitar pessoas que realmente merecem essa honra. Porque ultimamente o que tem de pessoas, principalmente cristãs, que procuram imitar artistas de novelas, atores de filmes de Hollywood etc.; é simplesmente um absurdo.

Sabe aquele pregador de renome? Aquele pastorzão internacional que ganha milhões explorando o povo de Deus com um ministério duvidoso? É a este que devemos imitar? Desculpem, mas eu diria que não. Sabe aquele irmão empresário que cresce financeiramente a cada dia? Mas que enquanto sobe no “ibope” financeiro; sonega impostos, paga mal aos seus colaboradores, não ajuda financeiramente a sua igreja local. É a estes que devemos imitar? ABSOLUTAMENTE NÃO!

. Imitai aos humildes da Igreja. Aqueles que muitas vezes não aparecem no “ibope”, mas que estão fazendo a obra de Deus às escondidas;

. Imitai aos que tem um casamento estável e criam seus filhos em sujeição, pois que por certo, têm muito a ensinar;

. Imitai a garra do pai de família que trabalha de sol a sol para sustentar a sua família com um salário minguado e muitas vezes ainda estudam para melhorar sua vida e de sua família;

. Imitai aqueles pastores que têm que trabalhar para dar conta da família e ainda são obrigados (no sentido positivo) a cuidar da Igreja de Deus e o fazem com honra e decência;

. Imitai aos pregadores que pregam a mensagem da cruz sem distorcer o Evangelho para com isso lucrar;

. Imitai a coragem daqueles que perdem suas vidas nos países fechados ao Evangelho (como China, Coréia do Norte, Índia etc.), mas que não negam o nome de Cristo.

Quanto a estes que se dizem apóstolos e não são, mas mentem e deturpam a santa Palavra de Deus, a estes olhem com amor, misericórdia e compaixão. Mas, evitai segui-los nas suas loucuras e prevaricações, pois o fim dos tais é a CONDENAÇÃO ETERNA!

Que a paz de Cristo seja convosco,

                           João Augusto de Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins