sexta-feira, 1 de março de 2013

0 1º Trim. 2013 - Lição 9: Elias no monte da transfiguração




PORTAL ESCOLA DOMINICAL
1º Trimestre de 2013 - CPAD
Elias e Eliseu – um ministério de poder para a Igreja
Comentários da revista da CPAD: José Gonçalves
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto

LIÇÃO 9:ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
Escrito por  Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva


TEXTO ÁUREO 
"E [JESUS] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele" (Mt 17.2,3).

VERDADE PRÁTICA
O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da Transfiguração é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em CRISTO, o Messias prometido.

LEITURA DIÁRIA 
Segunda - Mt 17.3 O Messias e a tipologia
Terça - Mt 17.10 O Messias e a escatologia
Quarta - Mt 17.12 O Messias rejeitado
Quinta - Lc 9.35 O Messias esperado
Sexta - Mc 9.12 O Messias humilhado
Sábado - Lc 9.29 O Messias exaltado

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- Mateus 17.1-8  (Também em Mc 9.2 e em Lc 9.28,29)
1 Seis dias depois, tomou JESUS consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 E Pedro, tomando a palavra, disse a JESUS: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias. 5 E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o. 6 E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e tiveram grande medo.7E, aproximando-se JESUS, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo.8 E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão a JESUS.


Meus comentários (Ev Luiz Henrique)
Mateus 16:27-28
Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.
Pedro, Tiago e João não morreriam antes de verem a transfiguração (sete dias depois).

Seis dias depois (Mc 9.2) ou quase oito dias depois (Lc 9.28), ou seis dias depois (Mt 17.1)?
As indicações estão ligadas à maneira de se contar o tempo em grego e em hebraico - equivalem a sete dias após JESUS ter dito que alguns ali não morreriam sem ver a glória de DEUS.

JESUS subiu ao monte para orar – Os discípulos oraram até que dormiram. JESUS continuou orando até entrar completamente na presença de DEUS –aconteceu então sua transfiguração – sua forma original se revelou devido à sua comunhão com o Pai e o ESPÍRITO SANTO.

O céu desceu por um momento – Elias e Moisés apareceram prefigurando a aparição deles durante a grande tribulação.

Por que Pedro, Tiago e João?
Escolhidos como colunas da futura igreja.
Gálatas 2:9 - E conhecendo Tiago, Cefas (Pedro) e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão.

Pedro foi aquele que abriu o caminho do evangelho aos judeus, no pentecostes e o primeiro a abrir a porta do evangelho aos gentios, na casa de Cornélio.
Tiago foi o primeiro apóstolo a morrer pelo evangelho.
João foi último apóstolo a morrer (tendo como função primordial escrever provando que JESUS era DEUS e escrever sobre as revelações escatológicas).

JESUS pede aos discípulos para não revelarem esse fato antes de sua ressurreição.
Mateus 17:9
E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.
 
Após a morte e ressurreição de JESUS eles falaram do evento (Tiago não falou pois morreu antes disso - Atos 12:1,2).
Pedro fala sobre a transfiguração
Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
2 Pedro 1:16-19

João fala sobre a transfiguração
João 1:14
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
1 João 1.1, 2
O que era desde o princípio, o que ouvimos o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);




0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins