quarta-feira, 27 de março de 2013

30 Entre frio, morno ou quente, você está em que tipo de crente?


Mas porque és morno, e não és frio nem quente; vomitar-te-ei da minha boca (Apocalipse 3.16)

Dentre as sete cartas enviadas por Jesus às Igrejas da Ásia, eu destacaria três cujos conteúdos são preocupantes; são elas: Tiatira, Sardes e Laodicéia. Das três, no entanto, a que ganha mais destaque é sem dúvida Laodicéia.

Os crentes laodiceanos na sua grande maioria tinham uma característica peculiar, e que se repete em vários crentes da atualidade – “a mornidão espiritual”.

Vivemos numa época em que encontramos estes três tipos de crentes nas igrejas: o frio, o morno e o quente. Segundo o Senhor Jesus, o pior deles é o morno. Vamos então tentar entender o porquê?

O crente frio – eu particularmente caracterizo o crente frio como aquele que desistiu de lutar, ou seja, parou diante dos problemas e das lutas. Acontece às vezes na nossa vida, problemas tão gigantes (aos nossos olhos) que somos obrigados a recuar; simplesmente perdemos a fé, ou seja, desanimamos e procuramos alguma caverna para nos esconder.

Quando o crente chega nesse grau de desânimo ou de “frieza” ele pode perfeitamente ser ajudado por Deus, ou seja, ser socorrido antes que morra definitivamente.

Portanto se você está triste, abatido e desanimado diante das lutas, eu tenho uma boa notícia: Deus está vindo em teu socorro! É só esperar mais um poucochinho de tempo e o que há de vir virá e não tardará.

O crente morno – esse tipo de crente sim é complicado. Complicado porque ele nem é nem deixa de ser. É aquele tipo de crente que se acha crente, salvo e abençoado, mas que às escondidas dá suas escapadelas e pratica aquilo que é abominável aos olhos de Deus.

O crente morno não reconhece seu estado de miserabilidade espiritual e continua agindo normalmente, como se nada estivesse acontecendo. É por isso que a vida dele corre grande perigo.

Sabe aquele crente que no domingo ele está no culto alegre sorridente e cumprimenta todo mundo, mas, durante a semana ele se transforma num devorador de homens? Ele em casa com a esposa e os filhos parece um cavalo (sem ofensa aos cavalos), no trabalho ele é um piadista, imoral com as mulheres e desonesto com os negócios. Mas quando ele chega à Igreja no próximo domingo se veste de anjinho, puxa vida, parece até o transformers.

Sabe aquele pessoal que diz que um pouquinho não faz mal porque Deus só quer o coração? Você já ouviu falar daquela galera do “nada a ver”? Pois bem, com Jesus tem tudo a ver. Tudo o que somos, fazemos, falamos, olhamos etc. interessa a Jesus o Senhor e Salvador de nossas vidas.

A “esse tipo de crente (o morno) Jesus diz:” Mas porque és morno, e não és frio nem quente; vomitar-te-ei da minha boca”.

Eu não sei que tipo de crente você é, mas se estiver enquadrado nesse segundo grupo, CUIDADO pois Deus não deixa escarnecer (Gálatas 6.7).

O crente quente – Você conhece algum crente quente? Eu não só conheço vários, como também procuro a todo o custo (ainda que não seja fácil) ser um deles.

O crente quente é uma benção. É aquele crente que não obstante as lutas e ameaças ele permanece firme no seu propósito de servir e adorar única e exclusivamente a Deus o Todo Poderoso.

O crente quente é aquele que é santo na Igreja, mas também é santo em casa, é sincero no culto mas também é sincero no trabalho, é honesto com os irmãos no templo mas também é honesto com a sua esposa e com os negócios.

Você é um destes? PARABENS! Você quer ser um destes? SEJA BEM VINDO! Você é um destes, mas quer sair do grupo? COITADO DE VOCÊ!

João Augusto de Oliveira



30 comentários:

  1. meu caro pastor joão li seu artigo e faço uma pergunta será mesmo que jesus mandaria alguém sair da igreja ou ser indiferente com a obra de Deus?
    porque Jesus disse: quem dera, ôcha-lá, tomara que; Jesus queria que eles fosse frio ou quente.
    Jesus só condenou o morno.
    o senhor já pesquisou na bíblia sobre o frio,o gelo, a neve...
    salmo 18 das narinas de Deus saem saraiva a fogo, saraiva é frio.
    ou seja frio e quente são duas naturezas de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia de novo porquê ele escreveu sobre os tipos espirituais e ele não escreveu sobre Jesus mandar pessoas largarem a Igreja

      Excluir
    2. Obrigado irmã Heloise Martins pelas suas considerações. A resposta é já li sim. Mas consideremos que essas palavras não são minhas minha querida irmã, mas do próprio Jesus. Leia a irmã mesmo as referências seguintes e tire suas conclusões:
      . Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto (João 15.2)
      . Conheço tua conduta: não és frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!
      .Assim, porque és morno, nem frio nem quente, estou para te vomitar de minha boca. (Apocalipse 3.15-16)
      . Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus (Mateus 7.21)
      Fique na paz

      Excluir
    3. Saraiva, saraivada.Siginifica no contexto,uma rajada de fogo ou de pedras de fogo.Varias vezes caíram pedras de fogo do céu e mataram os inimigos de Israel.

      Excluir
  2. Obrigado querida pela sua visitação ao meu Blog. Talvez eu não tenha me expressado direito, mas o que quis dizer é que entre o crente frio, quente e morno, o crente deve optar pela primeira ou talvez a segunda opçao, jamais a terceira (MORNO) pois quando a esses, o próprio Senhor Jesus diz que "VOMITARÁ DA SUA BOCA".
    Na paz de Cristo,
    João Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade concordo com você:Tem uma comparação do homem que estava em cima do muro... de um lado do muro existia um anjo que chamava o homem venha pra cá...
      Passa pra esse lado de cá... venha,venha. O anjo insistia... e do outro lado estava o diabo calado sem nada falar só olhava e observava toda aquela cena... o homem que estava em cima do muro então perguntou pro diabo porque ele não chamava ele é nem insistia pra ele descer do muro e ir pro lado dele? Satanás então respondeu: PORQUE ESSE MURO É MEU...
      Então eu digo que é assim o crente morno ele não sabe o que quer... vive no mundo e na igreja conhece a verdade e a mentira... mas não toma Nenhuma atitude ele vive achando que sabe de tudo e que está no caminho certo quando na verdade ele está condenado... porque o muro que ele está em cima pertence a Satanás.

      Excluir
    2. As coisas espirituais sao dicernidas espiritualmente ela não é espiritual

      Excluir
  3. É forte, não a conheço pastor João mas é de Deus o que o pastor escreveu a árvore que não da ftutos é cotada e tem muitos morno que Deus está vomitando .

    ResponderExcluir
  4. É forte, não a conheço pastor João mas é de Deus o que o pastor escreveu a árvore que não da ftutos é cotada e tem muitos morno que Deus está vomitando .

    ResponderExcluir
  5. Muito boa palavra Pastor, bem claro ficou a explanação da palavra de Deus. Sei que passamos por situações que a fé fica o tanto quanto frágil, me lembro do profeta Elias que Deus usou poderosamente em sua obra, mas teve um momento que ele se escondeu na caverna e Deus lhe perguntou o que fazes aqui Elias.
    Entendo que dentro da palavra que foi mencionada, Elias estava você vendo um momento de frieza espiritual, porém Deus o adverte que grande seria a sua caminhada.

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo plenamente com o irmão q nós venhamos ser crente de verdade,que nós não sejamos crente mornos,q nem sequer sentir a presença de Deus sente,já esta morto

    ResponderExcluir
  7. Também concordo o crente tem que entender que Deus quer corpo alma e espírito Deus não aceita o crente de qualquer jeito

    ResponderExcluir
  8. MUITO BOM DEUS SEJA LOUVADO..

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente têm muitos crentes mornos e que correm perigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo e digo mais de uma certa quantidade tira-se muitos, quantos fica (poucos), Gloria a Deus.

      Excluir
  10. Pastor João, o que o crente morno pode fazer pra sair desse estado e se tornar um crente verdsdeiro????
    Existe saída pra um crente morno ou ele já esta condenado???
    Me ajude!!!

    ResponderExcluir
  11. Paz seja convosco amado. Primeiramente obrigado pela sua participação nesse blog. O ideal ao crente é estar QUENTE, ou seja, cheio do Espírito Santo e da Glória de Deus. Isto não quer dizer que se vc não estiver assim está condenado, de maneira nenhuma.
    O Senhor Jesus disse: Todo aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora. O intuito de Deus é sempre nos agregar a si e nunca lançar de si. O que acontece é que nós sempre resistimos ao chamado dele ao arrependimento e acabamos sucumbindo.
    Qualquer crente que sentir-se frio o mesmo morno pode perfeitamente ser restaurado por Deus mediante o arrependimento sincero e retorno ao primeiro amor. Foi exatamente por isso que o Senhor Jesus enviou as cartas às 07 Igrejas da Ásia, incluindo Laodicéia.
    Leia: 3:18 – Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

    3:19 – Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

    3:20 – Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.


    JESUS OFERECE CLARAMENTE àquele que está MORNO, a chance de reviver e reacender.... Busque e com certeza alcançarás...
    Paz

    ResponderExcluir
  12. Muitas coisas terríveis tiveram q acontecer na minha vida, para eu entender o q é ser um crente morno, fui uma crente morna durante 38 anos na minha vida e assim sem perceber o inimigo foi entrando e tomando conta de algumas situações,pq simplismente fui leviana em minhas atitudes, não obedeci e não quis ouvir a voz de Deus, fugi aos propósitos dele pra minha vida e hoje estou colhendo pela minha leviandade, simplismente pq fui morna e inconsequente. Mas agora ciente de td q fiz e ciente das minhas escolhas e dos meus pecados, me arrependo de tudo e sinto o Amor de Cristo por mim e a cada dia ele me cura um pouco mais, pq estou aprendendo a ser obediente aos teus propósitos e estou em busca de ser uma crente cheia da palavra@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã que maravilha. Fiquei feliz por vç
      Que o o nosso Deus possa te fortalescer a cada dia mais
      Uma das atitude mais linda nas nossas vidas é o arrependimento. Quem se arrependi de vdd recebe não somente o perdão mais com ele a força de Deus nas nossas vidas.

      Fique na paz do senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  13. Oi pastor está aqui lento o teu artigo e Deus hoje me corrigiu a cerca de ser um crente morno precisamos aprender mas de Deus,ser obedientes renunciar a nossa vontade pra fazer a vontade de Cristo,achamos que só porque estava na igreja samos Santos Deus nos quer obediência

    ResponderExcluir
  14. Amem meu querido. Obrigado pelo seu comentário e saiba que fico muito feliz, se de alguma forma eu pude contribuir para o seu crescimento e melhoria espiritual.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Caro pastor, suas palavras descrevem perfeitamente o que o versículo de apocalipse descreve, eu porém se me for permitido gostaria de fazer um adendo...passei por algumas experiências doridas na caminhada espiritual, ai eu lhe pergunto, um pastor que é amigo de alguns discípulos convida p sair e comer em sua casa e com outros discípulos ele lembra apenas na hora do trabalho que também são pessoas disposta na caminhada mas que são lembrados apenas quando são necessários, no meu ponto de vista eu enquadraria que está sendo morno nessa amizade, poderia esclarecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha irmã pela sua participação no nosso Blog. Confesso sinceramente e peço-lhe desculpa, mas não entendi a sua pergunta. Poderia tentar refazê-la?
      Obrigado,
      Na paz de Cristo (João Augusto)

      Excluir
  16. Eu entendi a pergunta dela:pastor fazendo acepção de pessoas dentro da igreja. Não é mornidao na amizade, é outra coisa mesmo. Mas quem acerta isso é Deus. Qt ao morno, as pessoas esperam q todos sejam iguais vivam sorrindo, cheios do Espírito, orando, visitando, mas e quando a personalidade da pessoa não bate com essa conduta. É uma pessoa calada quieta ou tem algum transtorno ou vergonha ou sentimento de inferioridade q a impede de ser esse Crente Quente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor irmã Ana. Obrigado pela sua participação em nosso Blog. Obrigado pela sua compreensão e resposta. Fique a vontade.

      Excluir
  17. Não entendo a passagem desta forma:No meu entendimento,houve se uma equiparação entre os Fariseus que se achavam dentro da lei e ao povo de Israel que estava dividido entre a lei e a graça por Jesus ! Quando ele fala : Mas porque nao sois quente ou frio vomitarme ei de minha boca fica bastante explícita a intenção,é no contexto Apocalipse 3/19 que diz: Aconselho que de mim compres ouro refinado no fogo para para que te enriqueças e vestes brancas para que te vista e não seja mano festa a vergonha tá tua nudez e colorido para ungir os teus olhos afim que vejas! E conhecedor que somos 2 povos ; um que irá ser rebatado com o Senhor na gloria e ao.povo que seja era jogado pela lei! Então creio que aquilo ia de encontro ao povo que quer viver na lei e na graça aos mesmo tempo! Minha opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido agradeço a sua participação. Posso discordar um pouco do ponto de vista interpretativo do irmão, mas é uma honra vê-lo participar.
      Uma coisa bem simples que devemos lembrar é que: O Senhor Jesus remeteu as sete cartas às Igrejas do Apocalipse (ou seja aos crentes) e não aos judeus em geral (muito menos ao grupos existentes na época), como fariseus, saduceus e essênios. Ou seja, a mensagem do Senhor era clara: AO ANJO DA IGREJA - o que indica uma advertência ao Pastor e sua respectiva congregação.
      Paz meu amado e obrigado por participar.

      Excluir
  18. Gostei muito da mensagem pois temos que reconhecer todos os dias que somos pecadores e orar muito ter intimidade com Deus para sermos transformados pelo Espírito Santo e aceitar a repreensão do senhor pois Nicodemos achou q era bom e Jesus disse q ele tinha q nascer de novo serve para nós todo dia clamarmos por misericórdia

    ResponderExcluir
  19. pastor o senhor pode destacar na bíblia pessoas frias;mornas;e quentes e suas passagens

    ResponderExcluir
  20. muito bom kk
    exortação, motivação e conselho para os crentes morno

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins