segunda-feira, 29 de abril de 2013

0 Que a paz do Senhor seja convosco




Essa é uma saudação típica de muitos grupos evangélicos, senão de quase todos que eu conheço e que são reconhecidamente bíblicos. Certo é que há alguns grupos que variam um pouco essa saudação, por exemplo, para: “A paz do Senhor meu irmão, a paz, a paz de Cristo, a paz de Deus etc.”, mas no final das contas o significado é o mesmo.
Mas uma das coisas que têm me chamado a atenção é a hipocrisia, o descaso, a apatia e o desamor com que essa expressão vem sendo praticada em nossos dias. Todos sabemos que o primeiro uso dessa expressão tipicamente cristã foi inaugurada pelo Senhor Jesus, quando da sua ressurreição apareceu aos apóstolos. (vide Lucas 24.36; João 20.21; João 20.19).
Porém ao esboçar essa saudação Jesus tinha em mente não apenas a teoria, mas a prática, ou seja, a essência dessa PAZ desejada pelo Mestre aos seu discípulos. Ao contrário do que acontece nos dias hodiernos, aonde essa saudação vem sendo praticada de forma totalmente desprovida de essência, senão vejamos:
·         Quando saudamos não levamos em conta a real situação da pessoa – Simplesmente deixamos expressar da boca pra fora, mas no fundo não nos importamos se essa pessoa está bem ou má. Quando muitas vezes o irmão que cumprimentamos está atravessando problemas, dores ou vales. Mas qual quem disse que nos importamos com isso.

·         Quando saudamos muitas vezes fazemos pré-julgamentos – Encontramos pessoa que muitas vezes nos cumprimentam “a paz”, mas que nos olham de cima para baixo para observar com que roupas estamos vestidos ou o sapato que calçamos etc.


·         Isso sem falar naqueles que mal dizem “amem” – Alguns nem querem comprometer-se com a saudação cristã, mas muitas vezes apenas dizem “amém”. Embora sabendo que a palavra “amem” signifique assim seja, essa, contudo não é a intenção dessas pessoas, as sim de livrar-se daquele irmão ou irmã que eles não gostam ou não reconhecem como “irmãos na fé”.
Por isso da próxima vez que você disser a alguém “a paz do Senhor” pense bem no peso que essa expressão carrega em si. Este irmão que você cumprimenta pode estar desempregado, no vale, enfermo etc. Certo é que não podemos adivinhar os problemas dos outros, mas pelo menos não custa nada olhar nos olhos, dar um sorriso sincero e deixar transparecer a nossa empatia.
Boa semana a todos,
João Augusto de Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins