quarta-feira, 19 de junho de 2013

0 A beleza do testemunho cristão – pregando aos pecadores sem abrir a boca

 
 

Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens,

Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte,

E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa,

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus (Mateus 5.13-16)

Uma das coisas que mais têm contribuído para a banalização da pregação do Evangelho em nosso país é a “falta do testemunho cristão”. Vejo hoje em dia muitos pregadores de “palavras”, porém poucos de atitudes e atos cristãos.

Quando leio que Eliseu convenceu a mulher sunamita apenas pelo seu testemunho de servo de Deus, sem dizer uma palavra, eu fico perplexo (2 Reis 4.9). Observe que Eliseu apenas passava em frente à casa da mulher, mesmo assim a sunamita percebeu que ali passava um profeta de Deus.

Infelizmente o que vemos hoje em dia são  muitas pessoas que se dizem crentes, mas que agem pior do que o ímpio. Isso realmente lamentável, e o pior é que agem assim diante dos ímpios, dando assim motivos para que o evangelho seja escandalizado e o nome de Deus blasfemado.

Não adianta decorar a Bíblia para despejá-la sobre o pecador, se agimos igual ou pior do que eles. “Pecador não lê Bíblia, mas a vida do crente”.

É por isso que o Senhor Jesus nos adverte que somos a luz do mundo e o sal da terra. Você já meditou nestas duas expressões (figuras de linguagem) de Jesus? Você tem sido luz à um mundo que está em trevas e sal a um mundo que se deteriora pela ação do pecado? Ou você tem feito parte das trevas que cobrem a terra e da ação deletéria da bactéria do pecado?

O crente prega o evangelho de duas maneiras – a primeira sendo luz e sal (bom testemunho), a segunda a ministração (a palavra falada). Essas duas prerrogativas devem andar juntas, unidas e coesas; caso contrário a nossa pregação não terá efeito positivo na vida das pessoas que nos ouvem.

Boa semana a todos,

                       João Augusto de Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins