sábado, 1 de junho de 2013

0 Você é um bereano?


Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Atos 17:11 (A.R.A)

     Já percebeu que dificilmente nos aplicamos à árdua tarefa de “examinar as Escrituras” para conferir uma mensagem que ouvimos, um suposto ensino bíblico ou até mesmo uma profecia? A luz da Bíblia, tal atitude não é sadia para o povo de Deus.

     Nosso irmão Lucas (o médico amado - Colossenses 4.4) ao escrever acerca das grandes viagens missionárias do apostolo Paulo e de suas predicações acerca de Jesus Cristo, nos lembra dos crentes de Beréia (bereanos) dizendo-nos que “estes foram mais nobres que os de Tessalônica” e faz questão de nos falar o motivo da sua excelente nobreza: “porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim”.

     Que exemplo lindo nos transmitiram os irmãos de Beréia. Quem dera cada um de nós aprendesse a agir dessa mesma maneira ao ouvir uma suposta mensagem de Deus. Lógico que a palavra que Paulo lhes pregava era realmente de Deus, mas e se não fosse? Se Paulo fosse apenas mais um aventureiro em busca de enganá-los e afanar os seus bens?

     Precisamos deixar de ser tão inocentes e passar a examinar as Escrituras e descobrir se as mensagens que ouvimos de supostos pastores, pregadores e pseudoprofetas são realmente de Deus. É hora de deixar a preguiça de lado e fazer o que nos ensinou o grande apostolo dos gentios (Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:21).

     Lógico que esse “examinar” não significa que ao ouvir uma mensagem, um estudo bíblico ou uma profecia você vai sair de casa em casa falando mal do profeta ou pregador, não é nada disso. Mas o que quero dizer-lhes é que não devemos simplesmente engolir tudo “goela abaixo” como se fosse de Deus, sem ao menos nos dar ao trabalho de abrir a Bíblia para conferir se realmente é assim.

     Deixem-me dizer-lhes que muitas confusões e até mesmo decisões erradas seriam evitadas pelo povo de Deus, se simplesmente agíssemos como os bereanos “examinado as Escrituras e conferindo tudo”.

     Ninguém pode negar que vivemos uma época de muito engano e embuste, sendo assim não podemos simplesmente confiar em toda “suposta pregação” como se viesse direto do trono da graça sem ter certeza que de lá vem. Pense em quantos crentes alimentam-se de comida espiritual estragada em suas igrejas sem se dar conta de que tais comidas estão com o prazo de validade vencido há muito tempo.

     Ouçamos a voz de um profeta de Deus que já no período veterotestamentário nos falava acerca do perigo que é desconhecer as Escrituras: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento...Oséias 4.6ª”.

João Augusto de Oliveira




0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins