segunda-feira, 12 de agosto de 2013

0 A oração e seus elementos



Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde (Salmos 141.2)

Não gosto de dogmatizar demais a fé cristã. Mesmo acreditando na eficácia da “boa teologia” para a saúde da Igreja; acredito que existem certos elementos da fé cristã, sendo um deles a oração, aos quais não devemos dogmatizar demais.

Mas, dia desses passei em frente a uma determinada igreja evangélica e ela estava em oração; a missionária que conduzia o trabalho, orava ao microfone (o que particularmente já acho antiético) e o conteúdo de sua oração me chamou a atenção. Ela orava mais ou menos assim:

“Vai repreendendo a Satanás, pomba gira, Maria Padilha, Zé Pilintra etc. Também todas as obras de macumba nas encruzilhadas; obras realizadas com vela branca ou preta, garrafas de cachaça, etc.”.

Ao ouvir essa oração eu pensei: “Meu Deus o que é isso?” Será que podemos chamar isso de oração? Repito que não estou aqui para sistematizar teologicamente a oração, mas gostaria de abordar alguns elementos bíblicos que acredito serem úteis àqueles que desejam orar com eficácia, agradar a Deus e salvar vidas.

1.    Gratidão – O primeiro elemento da oração é sem dúvida a gratidão. Em primeiro lugar o orador deve iniciar sua oração agradecendo a Deus por tudo (Salmos 103.2).
Toda a oração que se fundamenta na gratidão tem muita chance de alcançar resposta positiva, de ter seus desejos revelados e ocultos atendidos.

2.    Pedido de perdão – Enquanto oramos devemos sempre pedir perdão a Deus pelos nossos pecados (Daniel 9.2-17).
Evidentemente que esse pedido de perdão deve ser em primeiro lugar por nós mesmos para depois pedir pelos nossos irmãos na fé.

3.    Intercessão – Outro elemento importantíssimo da oração é a intercessão (Gênesis 22.33).

Interceder significa colocar-se no lugar de outrem para empaticamente sentir o que ele sente e desejar-lhe o bem. Em outras palavras, quando intercedemos a Deus pelos nossos familiares, pelos domésticos na fé e pelo mundo em geral; estamos fazendo o que Deus disse a Ezequiel, ou seja, nos colocando na brecha (Ezequiel 22.30).

4.    Adoração – Geralmente finalizamos a nossa oração adorando (Salmos 29.2).
A melhor maneira de findar nossa petição diante do pai Celestial é adorar-lhe por tudo o que temos que somos e o viremos a ser pela graça dele.

Não vejo nenhum motivo para o crente durante a oração citar o nome de dezenas de demômios, obras de feitiçaria, etc. Pois a oração é uma forma de falarmos com Deus e não de falarmos no nome do adversário e de suas artimanhas.

OBS: Findo dizendo que toda oração deve evidentemente findar em Nome de Jesus para que tenha o efeito desejado na vida do salvo (João 14.14).

"A oração em intimidade pessoal com o senhor é como o agitar as brasas ardentes das entranhas da terra sob o cone de um vulcão ainda inativo. 
Apesar de parecer que ele poderá permanecer inativo por muitos anos, cedo ou tarde haverá uma explosão.” (Leonard Ravenhill)

João Augusto de Oliveira




0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins