sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

0 1º Trim. 2014 - Lição 1 - O livro de Êxodo e o cativeiro de Israel no Egito



PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014
UMA JORNADA DE FÉ: A formação do povo de Israel e sua herança espiritual
COMENTARISTA: ANTONIO GILBERTO
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
 
                                                                                                                   
ESBOÇO Nº 1
A) INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE

                                               Estamos dando início a mais um ano letivo da Escola Bíblica Dominical pela graça e misericórdia de Deus. Que neste ano, decisivo para a liberdade do Evangelho em nosso país, possamos desfrutar da liberdade de culto e de crença que ainda temos para estudar a Palavra do Senhor e, assim, cumprirmos a missão que o Senhor Jesus deixou à Sua Igreja de ensinar e de evangelizar, atividades que são realizadas, de uma só vez, pela Escola Bíblica Dominical.

                                               A Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) resolveu iniciar o ano com um trimestre que denominamos “bíblico”, ou seja, com o estudo de um livro das Escrituras Sagradas, desta feita, o livro de Êxodo, o segundo livro da Bíblia, um dos chamados livros da lei, do Pentateuco, escrito por Moisés.

                                               De muita valia, estudarmos o livro de Êxodo, quando Moisés descreve fatos que vivenciou e que levaram à libertação de Israel do cativeiro em que estava no Egito, completando, assim, a formação daquele povo que o Senhor havia dito a Abraão que formaria na terra.

                                               Por isso mesmo, aliás, o subtítulo do trimestre é “a formação do povo de Israel e sua herança espiritual”, visto que é no livro do Êxodo que vemos o término da obra divina para a formação de um povo separado dos demais, que lhe fosse reino sacerdotal no meio de todas as nações da Terra (Ec.19:5,6).

                                               Para que haja uma nação, tornam-se necessários alguns elementos, a saber: população, cultura, governo e território.

                                               Ora, é no livro de Êxodo, que vemos como Deus completa a formação do Seu povo, da Sua nação peculiar dentre os demais povos da Terra.

                                               O livro de Êxodo mostra que, no Egito, o Senhor providenciou, por primeiro, a multiplicação daquelas setenta pessoas que foram para o Egito nos dias de José (Ex.1:7), fazendo com que, na hora da saída do Egito, fosse um povo com seiscentos mil homens fora as mulheres e crianças (Ex.12:37).

                                               O livro de Êxodo, também, mostra-nos que se formou uma cultura, um modo peculiar de vida, pois é neste livro que o Senhor sela um pacto com Israel

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins