quarta-feira, 26 de março de 2014

0 1º Trim. 2014 - Lição 13 - O legado de Moisés I

 
 
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014
UMA JORNADA DE FÉ: A formação do povo de Israel e sua formação espiritual
COMENTARISTA: ANTONIO GILBERTO
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
 
 
 
LIÇÃO Nº 13 – O LEGADO DE MOISÉS
                     Moisés foi um servo de Deus fiel em toda a sua casa.
INTRODUÇÃO
- No encerramento deste trimestre, temos uma lição a respeito da pessoa de Moisés, que transcende ao livro de Êxodo.
- Moisés foi um servo de Deus fiel em toda a sua casa.
I – O TÉRMINO DO LIVRO DE ÊXODO
- Neste trimestre letivo, estudamos o livro de Êxodo e vimos como, neste livro, o Senhor dá continuidade ao Seu plano de formar, do meio das nações, um povo que fosse Sua propriedade peculiar dentre os povos.
- O livro de Êxodo termina com a inauguração do tabernáculo, que se deu, por ordem de Deus, no primeiro dia do mês, no início do segundo ano desde a libertação do Egito (Ex.40:1).
- Após o povo ter atendido voluntariamente à convocação de Moisés para que trouxesse todos os materiais necessários à construção do tabernáculo, o Senhor deu sabedoria a muitos israelitas para que pudessem confeccionar as peças e vestimentas que Moisés havia visto no monte e a obra se concluiu.
- O Senhor, então, deu instruções a Moisés para que ele montasse o tabernáculo e, inclusive, ungisse Arão e seus filhos para o sacerdócio, instruções que nos mostram como Moisés havia sido constituído como medianeiro entre Deus e o povo de Israel (Gl.3:19).
- Moisés assumiu uma posição singular no meio do povo de Israel, visto que era o canal de comunicação entre Deus e o Seu povo. Esta posição foi única na dispensação da lei, porquanto tal papel jamais voltou a ser exercido por qualquer outra pessoa na história de Israel. Moisés foi o legislador, ou seja, aquele que trouxe a lei de Deus e a transmitiu ao povo.
- Por isso mesmo, foi Moisés quem efetuou o levantamento do tabernáculo e fez a própria consagração dos sacerdotes, a revelar que sua posição era superior à dos próprios sacerdotes. Afinal de contas, quando o Senhor escolheu Arão para o sacerdócio, sacramentou esta posição superior de Moisés, pois Arão fora feito para ser porta-voz de Moisés (Ex.4:16).
- Esta posição relevante de Moisés é bem mostrada pelo escritor aos hebreus que considerou Moisés como sendo “o servo fiel em toda a sua casa” (Hb.3:2,3), por ter cumprido todas as determinações divinas para a edificação do tabernáculo (Ex.39:43; 40:16), bem como na transmissão da lei aos filhos de Israel (Ex.24:3).
- De pronto, podemos ver que uma das principais qualidades de Moisés é esta fidelidade de Moisés ao Senhor, que o fez ser reconhecido pelo Senhor como “Seu servo” (Ex.14:31; Nm.11:11; 12:7,8; Dt.3:24; 34:5: Js.1:1,2,13; 9:24; 11:12,15; 12:6; 13:8; 14:7; 18:7; 22:2,4,5). Somente pode ser servo do Senhor aquele que for fiel a Deus, que sempre cumprir as Suas determinações, que se submeter à Sua vontade.
 
BIBLIOGRAFIA DO TRIMESTRE
          A bibliografia diz respeito aos estudos de todo o primeiro trimestre de 2014, não contendo bíblias e bíblias de estudo consultadas, bem assim textos esporádicos, notadamente fontes eletrônicas, cujas referências foram dadas no instante mesmo de suas utilizações.
ALMEIDA, Abraão de. O tabernáculo e a Igreja: entrando com ousadia no santuário de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, [1985]. Versão digitalizada por Levita. Disponível em: http://ebooksgospel.blogspot.com.br/ Acesso em 31 out. 2011.
ALTER, Robert e KERMODE, Frank (org.). Trad. de Raul Fiker. Rev. de Trad. de Gilson César Cardoso de Souza. Guia literário da Bíblia. São Paulo: UNESP, 1997. 725p.
AUSUBEL, Nathan. Trad. de Eva Schechtman Jurkiewicz. Conhecimento judaico. In: A JUDAICA. Rio de Janeiro: Koogan, 1989. vv.5 e 6.
BENTO XVI. Jesus de Nazaré – primeira parte: do batismo no Jordão até a transfiguração.Trad. de José Jacinto Ferreira de Farias, SCJ. São Paulo: Planeta, 2007. 330p.
BLECH, Benjamin. O mais completo guia sobre judaísmo. Trad. de Uri Lam. São Paulo: Sêfer, 2004. 463p.
BUNIM, Irving M. A ética do Sinai: ensinamentos dos sábios do Talmud. Trad. de Dagoberto Mensch. 2 ed. São Paulo: Sêfer, 2008. 524p.
CARVALHO, Ailton Muniz de. Os dez mandamentos de um líder idôneo para o século XXI: o seu sucesso depende de você!: deixe aflorar o seu potencial. Osasco: Novo Século, 2006. 163p.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 5.ed. São Paulo: Hagnos, 2001. 6v.
______________. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 2000. 7v.
______________. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995. 6v.
CHUMASH: o livro do Êxodo. Compil. e adapt. por Rabino Chaim Miller. Trad. de Miriam Nurkin Firedman. São Paulo: Mayanot, 2009. 329p.
CHUMASH: o livro de Levítico. Compil. e adapt. por Rabino Chaim Miller. Trad. de Miriam Pomeroy. São Paulo: Mayanot, 2009. 286p
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Uma jornada de fé: Moisés, Êxodo e o caminho à Terra Prometida. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. 157p..
COLEÇÃO Lições Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. 7v.
HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança de O monge e o executivo. Trad. de A.B. Pinheiro de Lemos. 5.ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. 136p.
JOSEFO, Flávio. Trad. de Vicente Pedroso. História dos hebreus. Rio de Janeiro: CPAD, 1990. 3v.
LOPES, Evandro de Souza. Os nomes bíblicos e seus significados. São Paulo: E.S. Lopes, 1990. 132p.
MELAMED, Meir Matzliah. Torá: a lei de Moisés. São Paulo: Sêfer, 2001.684p.
SCIADINI, Patrício (org.). São João da Cruz: obras completas. 7 ed. Trad. de Carmelitas Descalças de Fátima et alii. Vozes-Carmelo Descalço do Brasil: Petrópolis, 2002. 1149p.
SILVA, Severino Pedro da. Epístola aos hebreus: as coisas novas e grandes que Deus preparou para você. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. 288p.
SPURGEON, Charles Haddon. Trad. de Odayr Olivetti. Lições aos meus alunos: homilética e teologia pastoral. São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, 1990. v.1. 209p.
 


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins