sexta-feira, 6 de junho de 2014

0 Deus habita num determinado templo?




2 CRÔNICAS 7.12ss- Deus habita num determinado templo?
PROBLEMA: Deus disse a Salomão: “Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício” (v. 12). Disse também: “para que nela esteja o meu nome perpetuamente” (v. 16). Contudo, o próprio Salomão nadedicação do templo orou reconhecendo que Deus não poderia habitar no templo “Eís que os céus, e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei” (1Rs 8:27).
Outros textos de igual forma afirmam que Deus “não habita em santuários feitos por mãos humanas” (At 17:24; cf. Is 66:1).
SOLUÇÃO: Deve-se observar, antes de mais nada, que na verdade Deus não prometeu a Salomão que “habitaria” naquele templo. Ele disse apenas tê-lo escolhido como uma “casa de sacrifício” (2 Cr 7:12), onde o seu “nome” estaria perpetuamente (v. 16).
Além disso, quando a Bíblia fala que Deus está em alguma coisa, isso não quer dizer que a sua natureza infinita possa ser contida (1 Rs 8:27) por tal coisa, mas simplesmente que ele se faz presente ali de uma maneira especial, para abençoar ou para manifestar-se ao seu povo. Geral­mente isso era expresso na forma de uma teofania (Is 6:1), ou como uma nuvem de glória (Êx 40:34). Mas de forma alguma o Deus transcendente das Escrituras pode ser compreendido pelas paredes de qualquer edifício construído pelo homem (cf. Is 40:21-22).
Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe.

http://www.cacp.org.br/deus-habita-num-determinado-templo/

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins