segunda-feira, 14 de julho de 2014

0 3º Trim. 2014 - Lição 3 - A importância da sabedoria humilde


TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

 Escrito por  Caramuru Afonso Francisco
                                                                                             
ESBOÇO Nº 3
LIÇÃO Nº 3 – A IMPORTÂNCIA DA SABEDORIA HUMILDE
                                               A humildade é indispensável para quem quer servir a Deus.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da carta de Tiago, analisaremos hoje a sabedoria humilde.
A humildade é indispensável para quem quer servir a Deus.
I – A IMPERFEIÇÃO HUMANA
- Depois de ter iniciado a sua carta mostrando que a vida sobre a face da Terra, quando servimos a Deus, é permeada de provações e dificuldades, Tiago, o irmão do Senhor, passa a mostrar a imperfeição humana e, consequentemente, a sua dependência de Deus.
- Tiago disse, ao falar das adversidades que acompanham a vida terrena, que é necessário que o salvo desenvolva a paciência a fim de obter a perfeição, sem faltar em coisa alguma (Tg.1:4).
- Ora, ao falar a respeito da necessidade de atingirmos a perfeição, mediante a paciência, que é produto da tribulação (Rm.5:3), o irmão do Senhor, além de nos incentivar e estimular ao crescimento espiritual, mostrando-nos que a vida espiritual é dinâmica, um constante desenvolvimento, também nos revela que somos imperfeitos.
- Algo que devemos sempre ter em mente é que o ser humano, por ser criatura, é, por natureza, imperfeito, necessita sempre caminhar para a perfeição, um alvo que, conquanto inatingível, pode ser sempre buscado, numa constância interminável.
O homem foi criado e, portanto, só por este fato é inferior ao seu Criador, Este, sim, plenamente perfeito. É por isso que, mesmo sem pecado, o homem recebia diariamente a visita do seu Criador, na viração do dia (Gn.3:8), pois necessitava ser continuadamente aperfeiçoado pelo Senhor, nesta infinita caminhada para a perfeição.
- É por isso mesmo, aliás, que o Senhor Jesus dá à Sua Igreja os dons ministeriais, a fim de que haja o aperfeiçoamento dos santos, para que eles atinjam a estatura completa de Cristo, a varão perfeito (Ef.4:11-13), visto que, mesmo sem pecado, o homem é imperfeito pela sua própria condição de ser criatura.

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins