quarta-feira, 2 de julho de 2014

0 3º Trim.2014 - Lição 1- Tiago - fé que se mostra pelas obras

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO
 Escrito por  Caramuru Afonso Francisco
                                                                                                     

ESBOÇO Nº 1
A) INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE
                                               Damos início a mais um trimestre letivo da Escola Bíblica Dominical, um trimestre que denominamos bíblico, tendo em vista que estaremos a estudar um livro das Escrituras Sagradas, desta feita um livro do Novo Testamento, a Epístola de Tiago.
                                               Tiago é a primeira das chamadas “epístolas gerais”, “epístolas universais” ou, ainda, “epístolas católicas”, assim denominadas as cartas do Novo Testamento que não foram escritas pelo apóstolo Paulo e que têm uma característica que as distingue das “epístolas paulinas”, qual seja, a de que são dirigidas para a totalidade da Igreja e não para uma igreja local ou, mesmo, para uma pessoa, como ocorre nas cartas escritas por Paulo.
                                               Com efeito, Tiago endereça a sua carta para “as doze tribos que andam dispersas” (Tg.1:1), indicando, assim, num primeiro instante, que estaria a escrever aos judeus de todo o mundo, embora, num sentido mais preciso, esta expressão “doze tribos” queira estar a representar o próprio “povo de Deus”, o “Israel de Deus” mencionado pelo apóstolo Paulo em Gl.6:16, o que torna como destinatária a totalidade da Igreja, razão pela qual a carta é conhecida como “Epístola Universal de Tiago” ou “Epístola Católica de Tiago”, uma vez que “católico” em grego significa, precisamente, “universal”.
                                               Por se destinar à totalidade do povo de Deus, a carta de Tiago não está presa a questões concretas de uma ou outra igreja local, mas visa, sim, trazer ensinos que revelam a própria vida cristã como um todo.
                                               Um dos pontos principais que se encontra no ensino de Tiago à Igreja é, precisamente, o relacionamento entre a fé e as obras, circunstância que, ao longo da história da Igreja, chegou, mesmo, a gerar uma discussão sobre a canonicidade do escrito. Martinho Lutero não compreendeu bem esta epístola, pois achava que ela se contrapunha ao que Paulo escrevera na carta aos romanos, diante da ênfase que Tiago dá às obras.
                                               No entanto, ao contrário do que Lutero achava, o fato é que Tiago está em perfeita consonância com o estudo paulino a respeito da justificação pela fé, pois está tão somente mostrando que uma verdadeira fé se mostra através das obras, como, aliás, teremos oportunidade de verificar, ao longo do trimestre, seja na lição 1, que é uma lição introdutória da epístola de Tiago, seja na lição 7, quando veremos que a fé se manifesta em obras.

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins