quarta-feira, 27 de agosto de 2014

0 3º Trim. 2014 - Lição 9 - A verdadeira sabedoria se manifesta na prática

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


ESBOÇO Nº 9
LIÇÃO Nº 9 – A VERDADEIRA SABEDORIA SE MANIFESTA NA PRÁTICA
                                                A vida cristã depende da sabedoria que vem do alto.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da epístola universal de Tiago, estudaremos hoje a passagem de Tg.3:13-18, quando o irmão do Senhor nos fala a respeito da verdadeira sabedoria.
A vida cristã depende da sabedoria que vem do alto.
I – MOSTRANDO A VERDADEIRA SABEDORIA
- Na continuidade do estudo da epístola de Tiago, hoje estudaremos a passagem de Tg.3:13-18, quando o irmão do Senhor nos mostra outro obstáculo que pode perturbar a nossa peregrinação terrena rumo ao céu: a sabedoria terrena.
- Depois de o irmão do Senhor ter nos mostrado que é necessário que provemos nossa fé mediante a prática de boas obras, começa a elencar alguns obstáculos, impedimentos que podem impedir que sejamos perseverantes e alcancemos a salvação na glorificação, no dia do arrebatamento da Igreja.
- O primeiro obstáculo, estudado na lição anterior, é a língua, este membro que expressa o que há em nosso interior, um elemento que nos permite verificar se estamos, ou não, em comunhão efetiva com o Senhor.
- Após ter falado sobre este pequenino mas terrível membro de nosso corpo, o irmão do Senhor, então, mostra-nos um outro obstáculo que pode perturbar a nossa caminhada de fé, qual seja, a sabedoria terrena.
- Tiago, como que retornando ao princípio de seu argumento a respeito da língua, quando falou a respeito da responsabilidade dos mestres, faz uma indagação: Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria (Tg.3:13).
- Mais uma vez, Tiago enfatiza que somente poderemos mostrar o que há em nosso interior por intermédio de nosso comportamento, de nossas atitudes, de nosso porte diante dos demais seres humanos. Ninguém pode se dizer sábio e entendido, sabedor das coisas, se não o demonstrar por suas obras, por suas ações, por seu comportamento, por sua conduta.

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins