terça-feira, 9 de setembro de 2014

0 3º Trim. 2014 - Lição 11 - O julgamento e a soberania pertencem a Deus


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

                                                                                                         
ESBOÇO Nº 11

LIÇÃO Nº 11 – O JULGAMENTO E A SOBERANIA PERTENCEM A DEUS
                                                Deus é soberano, o Senhor, nós, Seus servos..
Para continuINTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da epístola universal de Tiago, estudaremos hoje a passagem de Tg.4:11-17, quando o irmão do Senhor analisa outro perigo para a vida cristã sobre a face da Terra: a presunção humana.
- Deus é soberano, o Senhor, nós, Seus servos, de forma que não podemos julgar o próximo nem tampouco querer viver como se Deus não existisse.
I – NÃO FALAR MAL DO OUTRO
- Na sequência do estudo da epístola universal de Tiago, estudaremos hoje a passagem de Tg.4:11-17, quando o irmão do Senhor analisa outro perigo para a vida cristã sobre a face da Terra: a presunção humana.
- Tiago, como temos visto nas últimas lições, a partir do capítulo 3, passa a apontar alguns perigos durante a nossa peregrinação terrena. Já temos visto que a língua, a sabedoria terrena e a natureza pecaminosa são obstáculos, impedimentos para que caminhemos seguramente rumo ao céu, que é o propósito da salvação na pessoa de Cristo Jesus.
- Assim, após ter mostrado a necessidade que temos de nos humilharmos debaixo da potente mão de Deus, Tiago passa a discorrer sobre outro grande perigo para a vida cristã, para a nossa vida espiritual, que é, de certo modo, decorrência da atitude de autossuficiência que domina o homem quando se deixa levar pela carne: a presunção humana, que o irmão do Senhor detecta em dois comportamentos: o falar mal do próximo e o elaborar projetos e planos à revelia de Deus.
- Depois de ter dito que o homem tem de se humilhar diante de Deus para que seja exaltado, o pastor da igreja em Jerusalém parece mudar de assunto, ao dizer: “Irmãos, não faleis mal uns aos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.” (Tg.4:11).

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins