quarta-feira, 17 de setembro de 2014

0 3º Trim. 2014 - Lição 12 - Os pecados de omissão e de opressão

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

  Escrito por  Caramuru Afonso Francisco
                                                                                                                   


    ESBOÇO Nº 12
    LIÇÃO Nº 12 – OS PECADOS DE OMISSÃO E DE OPRESSÃO
                                                    O servo de Cristo Jesus sempre fazer o bem


    INTRODUÇÃO

    - Na sequência do estudo da epístola universal de Tiago, estudaremos hoje a passagem de Tg.4:17-5:6, quando o irmão do Senhor trata dos pecados de omissão e de opressão.

    O servo de Cristo Jesus deve sempre fazer o bem.

    I – O PECADO DE OMISSÃO

    - Na sequência do estudo da epístola universal de Tiago, estudaremos hoje a passagem de Tg.4:17-5:6, quando o irmão do Senhor trata dos pecados de omissão e de opressão.

    - Conforme temos visto ao longo das últimas lições, Tiago tem, ao longo de sua epístola, um verdadeiro sermão judaico, mostrado aos destinatários de sua carta, ou seja, os cristãos em geral, quais os perigos que cercam a nossa peregrinação terrena rumo ao céu.

    - Assim, a partir do capítulo 3, elencou alguns dos obstáculos que podem causar o fracasso de nossa vida espiritual, a saber: a língua, a sabedoria terrena, a conduta pecaminosa e a presunção humana (que se demonstra pela maledicência ou pelos projetos à revelia de Deus).

    - Após ter demonstrado tais perigos, Tiago vai tratar de um tema extremamente sério, qual seja, o do pecado de omissão. Diz o irmão do Senhor: “aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz, comete pecado” (Tg.5:17).

    - Este ensino de Tiago, que encerra a parte relativa à presunção humana, mostra-nos que o pecado pode ser praticado tanto por uma atitude como pela ausência dela.


    - O pastor da igreja em Jerusalém já havia, no início de sua epístola, revelado todo o caminho para a geração do pecado, quando nos mostra que o pecado nasce no próprio homem, seja por indução da carne, do mundo ou do diabo, não tendo, jamais, origem em Deus.

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins