domingo, 11 de janeiro de 2015

3 Três perguntas aos meso e pós tribulacionistas





E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Apocalipse 7:14

Reconheço que o assunto “ESCATOLOGIA” é realmente um assunto polêmico e contraditório, e não conheço três ou quatro escatologistas que não tenham interpretações diferentes acerca de alguns assuntos da Bíblia, principalmente no quesito “Interpretação das Profecias”.

No entanto respeito o ponto de vista de cada um, afinal de contas somos livres para pensar e interpretar as coisas da maneira que melhor nos convém.

O assunto arrebatamento em si já é um assunto polêmico, se alguns não sabem. Pois existem vários escatologistas que nem sequer acreditam que Jesus virá para arrebatar a sua Igreja da terra; quando se fala então em quando o Senhor virá, se antes de iniciar na terra a grande tribulação (PRÉ-TRIBULACIONISMO), no meio da tribulação (MESO-TRIBULACIONISMO) ou no final da grande tribulação (PÓS-TRIBULACIONISMO) ai a coisa engrossa é as divergências ficam tão acirradas a ponto de alguns cristãos perderem a comunhão para defenderem pontos doutrinários, alguns deles até mesmo sem nenhum fundamento bíblico.

EU particularmente sou pré-tribulacionista e na minha humilde opinião e de mais dezenas de teólogos-apologistas (dentre eles cito o Pastor Antônio Gilberto, Ezequias Soares, Stanley Horton (de saudosa memória), Severino Pedro da Silva (de saudosa memoria) etc.) o ponto de vista mais bíblico, teológico e que se coaduna com a revelação bíblica como um todo é o pré-tribulacionista. Mas como já disse, não sou um ditador da fé de ninguém, afinal de contas cada um acredita naquilo que quiser, porém gostaria de fazer apenas três perguntas aos que não acreditam na interpretação pré-tribulacionista:

1.     Se o pré-tribulacionismo é errado então como explicar o capítulo nove de Daniel (As setenta semanas)?
a.    Sabemos que toda a interpretação do capítulo nove de Daniel, no que diz respeito às Setenta Semanas está ligada diretamente a Israel. A septuagésima semana, por exemplo, que é reconhecida mundialmente como a semana da “GRANDE TRIBULAÇÃO” (período de sete anos) será um evento que segundo o anjo Gabriel (Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e a sua santa cidade – Dn 9.24) ligado diretamente a Israel.
b.    Quem é o povo de Daniel? Reposta = Judeus.
c.    Qual é a cidade de Daniel? Jerusalém.
d.   Então se essa profecia das setenta semanas é um evento exclusivo de Deus com o seu povo (JUDEUS) e que se consumará durante esse período chamado de grande tribulação, o que a IGREJA (Noiva do Cordeiro) estará fazendo lá?

2.     Na segunda carta de Paulo aos Tessalonicenses 2.7-9 – O apóstolo Paulo respondendo as dúvidas deixadas pela segunda carta, ele diz:
a.    Porque já o mistério da injustiça opera
b.    Somente há “UM” que o retém, até que do meio seja tirado.
c.    Então será revelado o iníquo
d.   Eu lhes pergunto: Se o ponto inicial da grande tribulação é a manifestação do Anticristo (pois ele será o elemento chave da tribulação) e esse anticristo não se manifestará plenamente enquanto existir “UM” que o detém, como então haverá tribulação?
e.    Pode haver tribulação enquanto a Igreja e o Espírito Santo estiverem atuantes aqui na terra?
f.     Esse “UM” pode ser a Igreja (segundo interpretes) ou pode ser o Espírito Santo. Mas um ou outro após o arrebatamento da Igreja serão tirados da terra (pelo menos o raio de ação do Espírito Santo se voltará para Israel e não mais para o mundo pecador) dando assim espaço para a manifestação do homem do pecado. E se esse “UM” (O Espírito ou a Igreja) estiverem ainda aqui então como haverá a manifestação plena do Anticristo e consequentemente a grande tribulação?

3.     O Senhor Jesus disse: Lucas 17.34-36 – Que no dia do arrebatamento da Igreja uma proporção de 50% da Igreja sobe e uma proporção semelhante fica (será tomado um e deixado o outro), se esse arrebatamento somente acontecer após a grande tribulação como defendem alguns, então o que esses 50% da Igreja que fica farão aqui na terra após o arrebatamento, visto que o Anticristo já se foi e Grande Tribulação passou?

CONCLUSÃO - Queridos é apenas uma questão de pensar, ler a Bíblia como um todo, juntar textos e deixar que a Bíblia interprete a si mesma, e não ficar dando ouvidos a interpretações fantasiosas e absurdas.

Maranata! (ORA VEM SENHOR JESUS)

     João Augusto de Oliveira




3 comentários:

  1. infelismente muitos pensam que a igreja substituiu israel , e aí nao interpretam nunca as escrituras corretamente , deus nao esqueceu a naçao de israel q sao os ramos naturais originais da oliveira , deus hj da chance a todo mundo gentio , quando completar o numero exato desses crentes verdadeiro , deus voltara sua atençao para israel , para reconhecer seu messias q ja veio ..por isso depois do arrebatamento deus só voltara quando os judeus disserem bendito o que vem em nome do senho ...exelente blog seu pastor joao augusto ..

    ResponderExcluir
  2. Vou responder suas perguntas.

    a) Sim, o capítulo 9 de Daniel está ligada a Israel.As profecias das 70 semanas fazem parte da profecia dos 2.300 tardes e manhãs (Dn. 8:14).
    Ou seja, 2.300 anos literais. 70 semanas = 490 anos. Ver Dn. 9:25 que se refere ao ano 457 a.C. Somando a partir dessa data + 490 anos que se referem as 70 semanas de Daniel chegaremos ao ano 34 d.C.
    Daniel fala de 7 semanas = 49 anos (408 a.C); depois ele fala de 62 semanas = 434 anos (27 d.C); depois ele fala de mais 7 anos, dividido em 3 anos e meio mais 3 anos e meio. Os primeiros 3 anos e meio se cumprem de 27 d.C (Batismo de Jesus) à 31 d.C. (Crucificação de Cristo). Os outros 3 anos e meio de cumpre com a morte de Estevão e a Conversão de Paulo a caminho de Damasco, onde o evangelho começa a ser pregado aos gentios.
    Esse é um breve resumo, estou sendo muitíssimo sucinto, espero que o irmão busque estudar a partir do que estou falando aqui para o irmão.
    b) Nessa ocasião o povo que Deus estava se referindo era sim Israel = judeus.
    c) Sim, Daniel estava se referindo a cidade de Jerusalém aonde Cristo foi crucificado.
    d) Essas 70 semanas não tem nada a ver com a Grande tribulação, não podemos confundir as coisas. As 70 semanas proféticas de Daniel já se cumpriram.

    ---------------------------------------------------------------------

    a) Realmente desde a época dos apóstolos o mistério da injustiça operava.
    b) Esse "um" que detém o anticristo não é nem a Igreja, porque se fosse a Igreja seria UMA e não um. E muito menos o Espírito Santo, pois o Espírito Santo sendo Deus é onipresente e não pode ser tirado da Terra, se não perderia Seu atributo divino. E se o Espírito Santo fosse tirado não haveria conversão na época da Grande tribulação pois é Ele que convence o pecados do pecado, da justiça e do juízo.
    Como é possível que os que não creram enquanto o Espírito Santo estava na terra lhes dando poder e valor, possam estar agora diante da maior perseguição de todos os tempos pregando?
    Se nem sequer os apóstolos puderam sair a pregar sem que antes viesse o Espírito Santo?!
    O que o detém é um ANJO.
    c) Sim, o iníquo se refere ao anticristo.
    d) Esse um que o detém é um ANJO, não é nem o Espírito Santo, nem a Igreja.
    e) Sim, segundo a Bíblia a Igreja passará pela Grande tribulação (Mt.24; Mc. 13; Lc. 21; 1 e 2 Ts. e Ap. etc).
    f) A aliança de Deus agora é com a Sua Igreja. O judaísmo sacerdotal se transformou em judaísmo rabínico. Os judeus mataram a Jesus (os que O traspassaram) (Cf. 1 Ts. 2:14-16; Atos 3:3; Atos 3:17; Ap. 1:7), a ira de Deus cairá sobre os judeus até o fim. Temos então a Igreja “substituindo” a Israel. O judaísmo atual é uma nova religião, totalmente diferente do judaísmo anterior à Cristo. Os judeus atuais são seguidores dos ensinos contidos no Talmud.
    Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. (1 Jo. 2:23)
    Sabemos que Israel rejeitou a Cristo que é a semente de Abraão, a promessa (salvação-vida eterna), que foi dada por meio de Cristo a todos que nEle creem. Em João 8:37-44 Jesus afirma categoricamente que os Judeus não tem por Pai Deus, mas tem por pai o diabo.
    Basta relacionar Rm. 2:28-29 com Fp. 3:3. Segundo a Bíblia os judeus rejeitaram a Cristo e se transformaram em ‘sinagoga de Satanás’ (Ap. 3:9).
    O povo de Deus não é mais definido genealogicamente, mas cristologicamente.

    Que Deus o abençoe e o ilumine!

    ResponderExcluir
  3. Bastante interessante as considerações do amado!!! Somente temos nelas um pequeno problema: " A MISSÃO DE PROVAR SEUS PENSAMENTOS" à luz da Bíblia. Senão, vejamos:
    Em Daniel 9.24 - Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos.
    Observe bem o que a Bíblia diz, ou seja, a revelação da palavra, única regra de fé e prática para o cristão.
    Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo - O povo de Daniel aqui nesse contexto é o povo judeu, ou seja, a descendência de Abraão segundo a carne. Logo a Igreja, o ISRAEL ESPIRITUAL não pode fazer parte dessa semana.
    Sobre a tua santa cidade - Essa cidade é Jerusalém. Fica bem claro aqui que o Julgamento da Septuagésima Semana de Daniel será um evento a curmprir-se no mundo, mas com direcionamento exclusivo como acerto de contas entre Deus e Israel.
    Para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna - Não podemos admitir que essas semanas se cumpriram no primeiro ou segundo séculos da Igreja, pois nada do que o Gabriel revelou ao profeta ainda não aconteceu: Não foi expiada toda a transgressão, muito menos foi dado fim aos pecados, a iniquididade de Israel e do mundo ainda nao foi expiado, muito menos foi trazida ainda a justiça eterna, não foi selada ainda a visão e a profecia e menos ainda FOI UNGIDO O SANTO DOS SANTOS.
    Muito pelo contrário, ao fim da 69ª Semana o Messias foi tirado, conforme predição ao anjo e não se verá mais. Pelo contrário, quem prevalecerá nesse contexto da 70ª Semana será o povo do princípe que há de vir (O ANTICRISTO), oos quais destruirão a cidade e matarão milhares, até que o Messias volte, dê cabo do Anticristo e salve seu povo (Os Judeus) das garras do usurpador.
    À luz da Palavra profética de Daniel, Zacarias e Apocalipse é impossível acreditar que a 70ª Semanana de Daniel se cumpriu, muito menos acreditar no Midi ou Pós-Tribulacionismo.
    Portanto acorde, pois a Igreja imaculada e santa do Senhor Jesus não está aguardando a 70ª Semana Profética (A GRANDE TRIBULAÇÃO), mas o Arrebatamento da Igreja, o que se dará a qualquer momento.
    Maranata!
    João Augusto de Oliveira

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins