domingo, 23 de outubro de 2016

0 Reflexão Bíblica – Posso profetizar o que quiser e Deus realiza?


 Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra (1º Reis 17.1)

Introdução – Elias era um profeta do Reino do Norte e conterrâneo de rei Acabe e da perversa Jezabel. Naquela época havia uma cegueira generalizada ali em Israel; pois o povo, assim como o rei estavam adorando a Baal e virando as costas a Yaweh. Não podendo mais tolerar aquela situação Deus permite que uma seca terrível de três anos e meio venha sobre aquela nação rebelde, seca esta que fora profetizada por Elias de acordo com o que lemos no texto base.

Mas, me intriga a afirmação que ouço constantemente de “alguns” pregadores e “profetas” modernos: Assim como Elias podemos profetizar qualquer coisa e o Senhor faz cumprir. Dizem eles que assim como Elias fez nós podemos fazer também, ou seja, profetizar o que a nossa fé alcançar e Deus fará cumprir a nossa palavra. Será que eles têm razão?

A primeira coisa que devemos ter em mente é que o Ministério profético acabou em João Batista (Lucas 16.16-18). Desde então conforme disse o Senhor Jesus “É anunciando o Reino de Deus”, ou seja, a profecia por excelência é a Bíblia lida, pregada e corretamente interpretada por homens e mulheres de Deus.

Isso não quer dizer necessariamente que ninguém mais irá profetizar em nossos dias, pois no dia de Pentecostes (Atos 2) o Espírito Santo desceu e distribui entre os apóstolos e discípulos do Senhor alguns “DONS” dentre eles o de “PROFETIZAR”. Mas esse dom que é derramado em Pentecostes tem uma finalidade específica de acordo com a instrução do apóstolo Paulo: Edificação, Exortação e Consolação (1º Coríntios 14.3).

O profeta de hoje não é mais um guia do rebanho como era na época de Elias, mas apenas alguém que “usado por Deus” profetiza para ajudar os fracos na fé a alcançar a estatura completa de Cristo, exortá-los a permanecer fiéis ao Senhor e consolar aqueles que estão tristes e fracos a que fiquem de pé e louvem a Deus com alegria. E esse “DOM DE PROFECIA” na “Nova Aliança” deve ser usado tendo como base a Bíblia Sagrada. O profeta jamais pode falar em desacordo com a aquilo que está escrito no texto sagrado.

Tendo isto em mente vamos então a pergunta da reflexão: Podemos profetizar tudo e Deus se vira para cumprir? Acredito firmemente que NÃO! E porque acredito assim?

1.     Elias não profetizou qualquer coisa – Ele profetizou fome e seca para uma geração rebelde, idólatra e que havia abandonado os caminhos do Senhor. Quero dizer que o “teor” da profecia de Elias estava totalmente de acordo com a palavra de Deus exposta em Deuteronômio (Deuteronômio 28).

2.     Elias não profetizou casa, carruagens, uma promoção para si ao palácio do rei Acabe, antes a sua profecia foi dura e pesada.

3.     Deus cumpre aquilo que ele fala através de nós – Ele deixa isso bem claro quando chama o profeta Jeremias (O que vês Jeremias? Vejo uma vara de amendoeira disse o profeta. Viste bem (DIZ DEUS) pois eu VELO sobre a MINHA PALAVRA para a cumprir – Jeremias 1.11,12). Em nenhum lugar da Bíblia está escrito que Deus “VELA” por palavras saídas da boca de homens por mais santos e ungidos que esses homens sejam. Pois muitas vezes acreditamos que estamos sob um impulso Divino para falar algo, depois percebemos que estávamos enganados (Jeremias 17.9).

4.     Elias estava em oração quando profetizou, logo estava ciente que a sua profecia era da vontade de Deus – Ouçamos o que nos diz Tiago o irmão do Senhor discorrendo sobre a profecia dada por Elias (Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra – Tiago 5.17). O texto está dizendo que ele exigiu? Determinou? Profetizou da sua própria fé? NÃO! Tiago diz que ele ‘ORANDO, PEDIU”. Ouça pregador da Falsa Teologia da prosperidade e seus seguidores; o texto diz que Elias orou e pediu e ao fazer isso Deus o atendeu, pois, o castigo (correção) a Israel estava em consonância com a vontade de Deus.

O que vejo hoje em dia são pregadores e supostos profetas que não querem submeter-se a vontade de Deus e ficam mutilando passagens das Escrituras para tentar justificar sua rebeldia e desobediência; outros com o intuito claro de “lucrar” financeiramente com alguns incautos dentre o povo de Deus espalham falsas doutrinas a quais se espalham como fogo na palha seca, causando hecatombes irreparáveis na Igreja de Cristo.

Lamento que muita gente tenha deixado de examinar a Bíblia diariamente para passar horas em frente aos computadores ou celulares e tenham se tornado alvo fácil de falsos profetas (lobos em pele de ovelhas) que estão espalhados em nosso meio, disfarçados de “GRANDES PREGADORES”.

Onde a leitura e meditação da Bíblia é abandonada prevalece a superstição e o fetichismo tentando preencher o vazio humano. Paulo já dizia que se deixarmos de meditar diariamente nas Santas Palavras de Deus seremos levados por qualquer vento de doutrina (Efésios 4.14).
Portanto o único remédio contra as heresias, falsas pregações, falsas profecias ou qualquer outra forma de manipulação e engano é BÍBLIA DIARIAMENTE!

Abençoado com felicidade é o homem que não SEGUE O CONSELHO dos ímpios, não se deixa influenciar pela conduta dos pecadores, nem se assenta na reunião dos zombadores.
Ao contrário: sua plena satisfação está na lei do SENHOR, e na sua lei medita, dia e noite! (Salmos 1.1,2 – King James Version Atualizada)

   Bom domingo e boa semana a todos,

                Vosso conservo em Cristo,

                                       João Augusto de Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins