segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

0 Reflexão Bíblica – Balança desigual, uma abominação para Deus



Texto Base: A balança enganosa é abominação para o Senhor; mas o peso justo é o seu prazer (Provérbios 11.1 / ARA)

O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer (Provérbios 11.1 NVI).

Deus tem ódio das balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer (Provérbios 11.1 / King James Version Atualizada)

Dois pesos e duas medidas; pesos adulterados e medidas falsificadas são desonestidades abomináveis ao SENHOR (Provérbios 20.10 / King James Version Atualizada)

Introdução – A honestidade no peso é algo agradabilíssimo, tanto aos homens quanto ao próprio Deus. É ótimo quando compramos algo (cereais, carnes, etc.) e sabemos que o peso é justo, porém é terrível quando logo após comprar algo e pagar caro (GERALMENTE), logo descobrimos que levamos gato por lebre. Pois bem, imagine que se nós não gostamos de pesos desiguais e balanças enganosas será que Deus gosta? Pense em como ele fica em desagrado quando percebe que seus filhos (nós) somos ou usamos balanças duvidosas nos nossos relacionamentos interpessoais, ou mesmo em nosso relacionamento como ele?

1.      Sendo uma balança dúbia – Somos uma balança dúbia quando não somos sinceros em nossos relacionamentos (com os homens e com Deus), ou seja, quando a hipocrisia é a marca do nosso caráter.

Não existe coisa mais terrível a um crente do que ser uma coisa na presença e outra na ausência, ou seja, ser algo dentro do templo e na presença dos irmãos, enquanto fora das vistas torna-se totalmente o oposto daquilo que vemos. E deixe-me ser sincero quando digo que está cheio de gente dessa maneira.

Diante dos irmãos ele (a) é santinho, veste-se como crente, fala como crente, até canta e prega como crente; porém quando sai da presença do povo acontece uma transformação RADICAL na sua vida, pois uma vez sentindo-se só (mesmo não estando de fato, pois Deus tudo vê / “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” - Prov.15:3 e 5:21 com Jó 34:21 a 23 e II Crônicas 16:9 e Jeremias 16:17 e 17:10). Essa pessoa que aparentemente era uma ovelhinha transforma-se NUM TERRÍVEL LOBO MAU e mostra seu verdadeiro caráter e natureza; pois fala palavrões, xinga seu próximo, faz negócios escusos, aceita propinas e paga-as também, entrega-se a sentimentos de prostituição e adultérios; torna-se uma verdadeira BESTA HUMANA. Mas no Domingo à noite quando volta ao templo novamente veste aquela capa de santidade e disfarçado de ovelhinha cultua com os irmãos como se nada tivesse acontecido. Quero apenas que possamos ouvir o que a Bíblia diz dessas pessoas.
 O que Deus pensa sobre o seu comportamento?  (O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer. Provérbios 11.1 NVI / Dois pesos e duas medidas; pesos adulterados e medidas falsificadas são desonestidades abomináveis ao SENHOR (Provérbios 20.10 / King James Version Atualizada).

2.      Usando balança dúbia e dois pesos em nossos relacionamentos – Assim como ser uma balança dúbia é desagradável a Deus, usá-los também é.

Seja qual for a desculpa que ofereçamos não cola e Deus não aceita quando se trata de usar balança duvidosa em nossos relacionamentos. Mas o que é exatamente usar uma balança duvidosa e pesos duplos?

Deixem-me dar um exemplo: Sou pastor de uma igreja e nela tenho membros ricos e pobres. Um desses membros (O RICO) comete um pecado e de acordo com o que eu aprendi ele deve ser punido (disciplinado), mas como esse irmão é DIZIMISTA (e dos bons) eu apenas converso com ele no meu gabinete pastoral, faço uma oração pedindo o perdão de Deus pela vida dele e o absolvo. Afinal de contas “quem confessa e deixa alcança misericórdia” digo enfaticamente.

Porém alguns meses depois algum irmão pobre (NÃO DIZIMISTA) me procura e confessa que pecou e eu como um bom representante de Cristo aplico-lhe a punição (DISCIPLINA) correspondente ao seu pecado. E ainda digo com ousadia que Paulo ensinou na 1ª Epístola ao Coríntios que tais pessoa que pecam devem ser corrigidas com rigor para que as demais tenham temor.

Como você classificaria um critério de avaliação desses? Eu não penso duas vezes antes de afirmar: BALANÇA DÚBIA E PESOS DUPLOS.

Se fosse o caso eu citaria milhares de exemplos aqui, mas acredito não ser necessário, pois o povo que lê minhas postagens é inteligente e acredito que já entenderam perfeitamente onde quero chegar.

Conclusão - Acreditem quando digo que esse critério de avaliação tem sido amplamente usado em igrejas, tornando-se algo até mesmo discriminatório eu diria, onde pessoas simples são desprezadas em detrimento de outras mais abastadas financeira ou intelectualmente. E acreditem os senhores quando eu digo: DEUS ESTÁ DE OLHO. Não pense que por um momento isso passa despercebido aos olhos e ouvidos do Todo Poderoso, e no momento certo ele vai colocar as coisas em seus devidos lugares. Por isso enquanto há tempo: ARREPENDA-SE!

Apocalipse 2,5: Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te, e volta à prática das primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal se não te arrependeres.

Boas festas e um ótimo 2017 a todos,

                                   João Augusto de Oliveira




0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins