sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

0 Reflexão Bíblica – Indo além do que está escrito na Bíblia




1 Coríntios 4.6ª “Irmãos, apliquei essas verdades a mim e a Apolo por amor de vós, para que por nosso intermédio aprendais a não ir além do que está escrito”.

Introdução – Não é de ontem ou de hoje que bato na tecla dos desvios doutrinários dentro das Igrejas Evangélicas e os acréscimos, sejam intencionais ou não à Palavra de Deus. Pois bem, enquanto meu Deus de conceder vida e saúde continuarei a fazê-lo. Não me importo se alguns me criticam ou desprezam, o importante é que estou fazendo a obra que o Senhor me confiou.

Indo além do texto Bíblico sob pretexto de desviar o rebanho de Cristo

Gosto muito de ouvir pregações da Palavra de Deus seja pessoalmente nos cultos ou através de vídeos e áudios de mensagens, na verdade sou um apreciador nato da exposição da Bíblia. No entanto e digo isso com temor e tremor, tenho observado ultimamente muitos desvios, acréscimos e supressões do texto bíblico por alguns expositores. Alguns desses problemas que têm acontecido seja intencional ou não precisam ser revistos, pois Deus não admite mutilações na sua Palavra. Ou o pregador entrega a mensagem de Deus na sua totalidade teológica e doutrinária, ou será melhor procurar outra ocupação, antes que Deus se ire a ponto de cobrar um preço alto dele.

Não acrescentes nada às suas palavras; jamais declare algo que Deus não disse, para que Ele não te contradiga e passes por mentiroso (Provérbios 30.6 /KJV)

Portanto, declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar algo, Deus lhe acrescentará os flagelos descritos neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na Cidade Santa, que são descritas neste livro (Apocalipse 22.18-19/ KJV)

Muitos pregadores no afã de se mostrarem sábios no conhecimento da Bíblia ou até mesmo de defender pontos de vista duvidosos e difíceis de provar citam fatos e comentários de supostos escritores em total contradição ao texto sagrado. Pior que alguns desses escritores quando procuramos nunca os encontramos, pois parece que eles existem somente na cabeça desses “mutiladores das Escrituras”.

Paulo é claro como cristal quando escreve à Igreja em Corinto dizendo que ninguém está autorizado a “ir além do que está escrito”. Podemos e devemos interpretar o texto, usando para isso todos os recursos a nossa disposição (exegese, hermenêutica, alguns escritores sacros, etc.), mas sob hipótese alguma a nossa interpretação do texto pode extrapolar os limites do que o Espírito Santo inspirou e fazer divagações desnecessárias e perigosas à vida espiritual do povo de Deus, pois ele jamais irá tolerar tais coisas.

Um exemplo clássico que cito aqui é de um determinado pregador que ouvi certa feita, que animado pelo calor da oratória e embalado pelos gritos da plateia, se pôs a dizer que após a morte de Jesus na cruz ele desceu ao Inferno, este que estava em festa parou  e de repente Jesus entrou lá, todos os demônios fugiram e apenas Lúcifer ficou, foi quando o Senhor Jesus o chamou aos seus pés, e ele (Satã) veio arrastando-se como uma serpente. De repente Jesus esmagou literalmente a cabeça dele com o pé direito (ele sabia até o pé que Jesus usou) e tomou das mãos de Satã as chaves da morte e do inferno. Nesse ponto o povo (plateia) gritava e delirava de prazer pelo que ouvia, porém acredito que poucos se perguntaram onde esse pregador arrumou esta estória para contar. Em qual Bíblia ou livro ele leu esse relato estapafúrdio?

Não podemos sentar nos bancos da Igreja e comer tudo o que nos é oferecido sem examinar cuidadosamente, pois podemos estar ingerindo veneno e morrer. Mas infelizmente é o que está acontecendo com muitos. Que Deus nos guarde dos falsos pregadores e nos dê o espírito que havia nos bereanos, pois examinavam “tudo” o que Paulo pregava para ver se conferia com as Escrituras (Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, porquanto, receberam a mensagem com vívido interesse, e dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade – Atos 17.11 / KJV)

Bom final de semana a todos na paz de Cristo,

                  João Augusto de Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins