segunda-feira, 1 de maio de 2017

0 Reflexão Bíblica – 04 características de uma pessoa “nascida de novo”





Texto Base: Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (
João 3:3-5)

INTRODUÇÃO – Numa conversa a noite com Jesus, o Rabino Nicodemos(Príncipe) dos judeus, recebe uma resposta inusitada. Ele (Nicodemos) elogia o Senhor Jesus e o reconhece como Filho de Deus (Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele /João 3:2). O príncipe imaginava receber de Jesus então um “obrigado” pelo reconhecimento, no entanto, para a surpresa dele; Jesus lhe dirige uma das respostas mais enigmáticas da Bíblia: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.João 3:3).

     Observando a ênfase da expressão do Senhor Jesus: “...aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” João 3:3b); fico imaginando como uma expressão dessas pode ser ignorada pela Igreja atual e relegada a segundo plano. Ele não disse que aquele que não evangelizar, ou aquele que não dizimar, ou aquele que não cantar; mas, “...aquele que não nascer de novo”. Segundo a declaração do próprio filho de Deus “Nascer de novo” é condição precípua para se garantir acesso ao Reino de Deus”.

     NASCIDOS DE NOVO AO APENAS FREQUENTADORES DE CULTO?

     Dizer que é nascido de novo é fácil, porém difícil é carregar às marcas que demonstrem esse novo nascimento na prática.

     Diante da explosão do crescimento evangélico em nosso País, somos tomados de dois sentimentos: ALEGRIA E PREOCUPAÇÃO. Alegria por ver o evangelho espalhar-se e alcançar todas as camadas (ricos e pobres, letrados e iletrados) e saber que assim o “ide” do Senhor Jesus está sendo cumprido. Ao mesmo tempo somos tomados de Preocupação quando vemos que no meio desse suposto crescimento a qualidade do nosso cristianismo cai vertiginosamente e muitos dos que hoje vão às igrejas compõe-se de FREQUENTADORES DE CULTO e não de pessoas realmente NASCIDAS DE NOVO.

    Mas o que é NASCER DE NOVO? No dizer de Paulo em II Coríntios 5.17, é uma mudança total e radical de direção na vida, ou seja, ser uma nova criatura. O nascido de novo é alguém que encontrou Jesus e encontrando-o sofreu uma metamorfose tão radical em sua vida (costumes, linguagem, vestimentas, negócios, etc.) que pode ser comparado a alguém que realmente passou por uma experiência de “NOVO NASCIMENTO”. Portanto se isso não aconteceu com você ao aceitar a Jesus, então me desculpe, mas você ainda corre o grande risco de estar no caminho errado ou ter passado a ser um mero frequentador de templos e não alguém que foi transformado por Jesus. Faz-se então necessário lembrar a advertência do Mestre ao Rabino: “aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”
.
   COMO RECONHECEMOS UMA PESSOA NASCIDA DE NOVO?

1.     Ela vive em novidade de Vida (Romanos 6.4) – Tal como falamos já no introito dessa nossa reflexão, a pessoa que nasceu de novo não pode viver na prática de velhos hábitos que tinha outrora.

Se você acredita que nasceu de novo, mas continua levando uma vida de promiscuidade, sensualidade, adultérios, fornicação, mentiras, mexericos, negócios escusos, avareza etc. talvez você nunca tenha nascido de novo verdadeiramente.

É impossível uma pessoa ser transformada por Jesus e ao mesmo tempo essa pessoa viver mergulhada na lama do pecado.

Os nossos pregadores, professores, teólogos etc. precisam enfatizar em suas prédicas essa máxima do Senhor Jesus: Ou nasce de novo ou fica de fora do Reino de Deus.

2.  Ela passa a detestar o pecado (I Pedro 3.18) – O pecado é ignominioso, sujo e detestável aos olhos de Deus. Assim deve ser também aos olhos do salvo, daquele que nasceu de novo.

João nos diz na sua primeira epístola que não se pode conciliar uma vida cristã com o apego ao pecado: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; toda pessoa que continua no pecado não o viu, nem tampouco o conheceu (I João 3.6).

Dizer que é cristão mas continuar amando o pecado e praticando-o sob a desculpa de que Deus é amor ou que Deus só quer o nosso coração é brincar com fogo de altíssima temperatura e acreditar que não vai se queimar.
A vida cristã é totalmente incompatível com a “prática” do pecado. Ou você é cristão nascido de novo, ou vive na prática do pecado de forma consciente e deliberada.

Lógico que eu não estou dizendo que não podemos cometer deslizes em nossa caminhada, mas que não podemos e não devemos amar o pecado em suas nuances e nem viver na prática dele.

3.  Ela aprende a amar os seus semelhantes – Paulo diz que praticar todos os mandamentos escritos na Bíblia, mas sem amor é a pior tolice que um ser humano pode praticar (I Coríntios 13.1...)

Podemos escolher entre “aprender” a amar o próximo ou viver fingindo que amamos (o que muitos fazem hoje em dia) e achar que Deus fará vista grossa. Posso ser um bom advogado e não ter amor pelos meus clientes, posso ser um bom medico e não amar meus pacientes, posso ser um ótimo administrador e não ter o mínimo de amor pela empresa que trabalho; mas ninguém pode ser um cristão de verdade sem amor. A vida cristã sem amor é uma falácia, um engodo e uma mentira que repetimos todos os dias para nós mesmos até que nos convencemos que é verdade: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” / 1 João 4:8.

Esse amor desenvolve-se na vida do salvo não somente pelos domésticos da fé (os crentes), mas também pelo mundo sofrido que não conhece a Deus. Pois quando não oramos pelo mundo perdido e nem evangelizamos visando livrar as almas do inferno, fica provado que não as amamos.

4.  Ela espera ansiosamente a Volta de Jesus (João 14.1-3) – Essa é uma das maiores falhas da nossa geração de cristãos; ela esqueceu que o nosso alvo é o céu e que estamos aqui unicamente para aguardar que Jesus volte para nos buscar para si.

Pregações sobre esse tema não causam mais emoção em muitos corações. Na verdade o pregador que aplicar-se a explorar esse assunto em suas prédicas corre o risco de tornar-se desagradável e indesejado pelo público evangélico. Porém essa é a mensagem de maior relevância para a Igreja atual: JESUS ESTÁ VOLTANDO.

Ele prometeu por várias vezes em sua Palavra e ele não pode mentir. Eu acredito firmemente que mui breve virá o grande dia em que os salvos em Jesus irão ser transformados e arrebatados para subir ao encontro dele nos ares (I Tessalonicenses 4.13-18) e assim morar com ele para todo o sempre.

CONCLUSÃ0 – Você nasceu de novo? Carrega essas e outras características que demonstram que você é um filho de Deus? Já examinou a sua vida para ver se permanece no primeiro amor? CUIDADO! Pois brevemente chegará o tempo do Senhor da seara separar o joio do trigo.

   Pense nisso,
                         Boa semana a todos,

                              João Augusto de OLiveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins